segunda-feira, 8 de setembro de 2008

BARÃO DE LUSO







Manuel Ferreira de Azevedo Júnior, natural da Mealhada, casa com Ilídia Maria de Freitas, filha do Barão de Lagoa, um grande comerciante emigrado no Brasil.
Manuel Ferreira de Azevedo Júnior faz seus estudos na Vacariça com Dr. Costa Simões, que nesse tempo era Concelho. Manuel Azevedo fez estudos preparatórios para enveredar pela carreira comercial, depois de alguma experiência na escrituração em assuntos comerciais, emigra para o Brasil, mais própriamente para o Rio de Janeiro, onde faz grande fortuna.
Foi sempre um grande benemérito da Mealhada, em 1854, financiou as primeiras obras dos Banhos de Luso, e auxiliou o cofre municipal, com 1,288$425 reis, que a câmara aplicou na ponte de Casal Comba e nos muros do recinto da capela de Sant’Ana. Manuel Azevedo ajudou ainda Dr. Costa Simões a reconstruir os Hospitais da Universidade de Coimbra. Dr. Costa Simões contava ainda com 2000$00 reis para a construção dos novos Paços do Município.
A esposa de Manuel Ferreira de Azevedo Júnior era sobrinha do conselheiro Cândido Borges Monteiro, senador do Brasil, que acompanhou em 1867 os príncipes D. Leopoldina e Duque de Saxe, em visita a Portugal, na qualidade de camarista e médico. Facto, que Manuel Ferreira de Azevedo aproveita, para então convidar os príncipes a visitar o Buçaco. Convite que foi aceite.
A 10 de Agosto de 1867 os príncipes chegam à Mealhada pelas 10 horas vindos de comboio do Porto, para sua recepção estavam todas figuras ilustres da época e claro, Manuel de Azevedo e esposa que lhe prestaram as devidas homenagens. Homenagem que se fazia sentir por toda a vila da Mealhada visto que estava toda engalanada e apinhada de povo para receber tão importante comitiva. As cores que predominavam eram o amarelo e verde, cores do Brasil, em bandeirolas, arcos, pedestais, janelas com colchas, e a banda de música também veio para tocar o hino do Brasil e muitos foguetes no ar, a Mealhada estava em festa, e o povo em delírio, em todo o percurso até ao Buçaco, apinhava-se de gente para ver a comitiva passar, no Luso a entrada foi estrondosa devido à grande afluência de banhistas na época.
Em 1872, o Imperador do Brasil D. Pedro II, visita Coimbra com grandes capitalistas e o Barão de Luso e seus familiares acompanham esta visita.
Nestas descrições vê-se a importância do Barão.
Manuel Ferreira de Azevedo Júnior, recebe o título de 1º Barão de Luso em 1870, o Barão de luso, tinha a sua casa onde hoje se situa o BES. (imagem que têm pórtico)
Nasceu em 1820, e morre muito novo a 19 de Novembro de 1872, seus restos mortais encontram-se no cemitério de Mealhada, onde tem um mausoléu.
Pouco conhecido dos Mealhadenses, mas foi dos mais importantes beneméritos para esta cidade, para a vila do luso, bem como para Coimbra!
(pesquisa: "A escrita do Tempo" de António Breda de Carvalho)
Agradecimentos a Drª Dora Matos e Drª Manuela Soares, pela cedência de Bibliografia.

Sem comentários: