quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A CRIMINALIDADE EXISTE MAS OS MÉDIA EMPOLARAM, CRIARAM INTRANQUILIDADE!...


Não será que o Governo tem razão e que de facto o panorama actual da delinquência é o normal, ou seja, não houve nenhum aumento significativo?Esperem, não me deitem já fogo, e parem para pensar se as constantes notícias de assaltos que lemos e ouvimos, em enorme número, e que nos leva a concluir que a delinquência aumentou assustadoramente nestes últimos tempos (meses) se deve ao facto que todos os crimes que se verificam diariamente são noticiados, coisa que há uns tempos atrás não se verificava? O que eu estou a querer perguntar é se a comunicação social agora dá maior relevo a este assunto, provocando (involuntariamente) a ilusão que os crimes aumentaram? (É uma pergunta, não é uma afirmação)Conheço várias pessoas que trabalham em Bancos há muitos anos, e me dizem, na sequência desta "onda" de assaltos, que os assaltos a Bancos sempre ocorreram com uma elevada frequência, não é de hoje, mas que sempre se evitou divulgar esses acontecimentos, mesmo internamente, por motivos óbvios de publicidade negativa, e de sensação de insegurança aos seus próprios funcionários. Não poderá ser isso? Não será que a nossa sensação de insegurança perante esta aparente vaga de crimes, não estará empolada pelo que lemos e ouvimos, que sendo a realidade, não é mais nem menos o que era antes, só que não divulgado?
Talvez haja criminalidade mais sofisticada, mas os Média querem ter audiências e então todos noticiam e todo pequeno crime, talvez numa tentativa de aterrorizar e não sossegar!
Ainda ontem ouvi Moita Flores, e a opinião, é semelhante com a dele, há um empolamento da comunicação social, e diz que este Ministro é o bode expiatório de alguns , quando ele é um bom Ministro do MAI.
E Moita Flores embora esteja mais ligado ao PSD, acho de uma credibilidade indiscutível em termos policiais.
E de uma imparcialidade pouco comum neste Portugal!

Sem comentários: