sexta-feira, 16 de maio de 2008

PORTUGUESES PODEM DER ASTRONAUTAS, MELHOR SERÃO EU ACREDITO NA CAPACIDADE, INTELIGÊNCIA DOS TUGAS...

Um Tuga no espaço!...
Agência Espacial Europeia está a recrutar candidatos

A Agência Espacial Europeia vai começar a recrutar candidatos a astronautas e, pela primeira vez, os portugueses podem entrar nesta corrida. No Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, decorre uma sessão de esclarecimento com a presença de um antigo astronauta.
Não se procuram super-homens, mas pessoas sãs e com um perfil psicológico muito determinado, com capacidade de adaptação, abertas e que gostem de trabalhar em equipa.
ESA procura jovens com estudos científicos, médicos ou de pilotagem, com dois anos de experiência profissional e muita curiosidade pelo espaço. É necessária uma nova geração de exploradores.
Os quatro escolhidos, de preferência com idades entre 27 e 37 anos, irão juntar-se aos oito que actualmente integram o Corpo de Astronautas da ESA.
Os candidatos terão de enfrentar vários patamares de selecção, com testes de aptidão profissional e psicológica que incluirão exames de avaliação da capacidade cognitiva, seguidos de testes clínicos por peritos em medicina aeronáutica, testes de laboratório e de processos espaciais.
Só os que passarem estes crivos poderão ser considerados membros "potenciais" do pessoal da ESA, com condições para serem submetidos à comissão de exame das candidaturas.
Essa será a última barreira na corrida para a sua nomeação oficial, prevista para o princípio de 2009, que lhes abrirá a porta do centro de formação da ESA em Colónia, na Alemanha, onde se converterão em verdadeiros astronautas.
Talvez , não de certeza vamos ver Portugueses com orgulho no espaço, atendendo, na minha modesta opinião que temos jovens talentosos, muito inteligentes e com determinação, para novos desafios na área da ciência.
Noutros tempos fomos descobridores por mar, talvez ou de certeza, seremos exploradores no espaço.

Sem comentários: