segunda-feira, 12 de maio de 2008

MEALHADA, TERRA DE TURISMO.





































Terra Farta:
Três valiosos recursos fazem com que a visita a este concelho se torne inesquecível:
a magnífica Mata Nacional do Buçaco, as Termas do Luso e o célebre leitão da Bairrada, servido em inúmeros restaurantes da zona.
Região próspera:
O concelho da Mealhada localiza-se na parte sul do distrito de Aveiro e faz parte da Região Centro. Pertence à Área Metropolitana de Coimbra e é o principal centro urbano da sub-região vinícola da Bairrada. Sede de um município com mais de 20 mil habitantes, subdividido por oito freguesias e limitado por Anadia, Mortágua, Penacova, Coimbra e Cantanhede, a Mealhada situa-se em terreno plano, entre olivais, pomares e vinhas, na margem direita do afluente do rio Vouga, o Cértima. Com vestígios de fixação humana no Paleolítico, remonta ao ano 39 d.C. o marco milenário da Mealhada, que testemunha a passagem da via romana Conimbriga-Braccara Augusta pela região, com inscrições que referem o imperador Calígula. Sob a designação de Mealhada, aparece pela primeira vez documentada em 1288. No Buçaco assistiu-se, em Setembro de 1810, à derrota do invasor francês pelo exército luso-inglês comandado por Wellington e, em 1836, torna-se sede de concelho próprio, sucedendo à Terra da Vacariça, muito próspera durante a época medieval Elevada a cidade em 26 de Agosto de 2003, a sua economia assenta na agro-pecuária, especialmente na produção de vinho, leite, azeite e criação de gado.
Magia e romantismo:
A mata do Buçaco abrange 105 hectares de um património natural de valor incalculável, que inclui árvores raras e exóticas de todas as partes do planeta, originalmente introduzidas na zona pelos frades carmelitas, que ali estabeleceram um mosteiro, em 1628. Para além disso, abriga também um valioso património histórico, como as ermidas que evocam os Passos da Via Sacra, o Museu Militar consagrado à memória das Invasões Francesas e da célebre Batalha do Buçaco, ou a Fonte Fria, com uma cascata alimentada por nascentes naturais e emoldurada por uma escadaria de pedra. Considerado como um dos mais belos e românticos hotéis do mundo e bem no coração da Mata, encontra-se o Palace Hotel do Buçaco, inicialmente construído para pavilhão de caça do rei Dom Carlos e concluído em 1907. Esta obra sumptuosa é uma mescla de vários estilos, como o bizantino, românico ou manuelino. Já as conhecidas águas do Luso, que são engarrafadas e vendidas no país inteiro, também nascem no concelho, e as bonitas e requintadas termas proporcionam tratamento para diversos problemas. O património mais significativo do concelho inclui também as capelas de Santa Ana, do século XVIII, de São Sebastião e de São João Evangelista, no Luso, a igreja de Pampilhosa do Botão, o Posto de Atendimento da Rota do Vinho, a Talha dourada da Igreja Paroquial de Casal Comba, o Solar da Quinta do Carvalhinho, o Solar e núcleo museológico agrícola, na Vacariça, as aldeias bairradinas e as aldeias serranas. As principais festas são as do Carnaval e a Romaria em honra da Santa Ana, realizada em Agosto. O Leitão assado à Bairrada Passar pela Mealhada e não provar esta famosa iguaria é quase como ir a Roma e não ver o papa! Com o peso em vivo a oscilar entre os 6 e os 10 quilos, o leitão transforma-se numa iguaria ímpar que chama à estrada nacional 1, milhares de apreciadores. Temperado à boa maneira da tradição é enfiado no espeto durante duas horas em forno a lenha pelas mãos de especialistas que lhe dão voltas e mais voltas até ficar com o aspecto que lhe é característico! Não há dúvida que à mesa, o delicioso leitão de pele estaladiça domina a gastronomia local, mas há também outras especialidades como a chanfana, o arroz de pato à antiga, carne assada ou o bacalhau à lagareiro. Acompanha tudo com o saboroso pão da Mealhada, de fabrico tradicional e os excelentes vinhos, nomeadamente tintos aveludados e espumantes brancos, que podes provar em caves, adegas ou quintas da região. Por fim, os caramujos, doce de ovos de tradição secular, são, a par do folar da Páscoa, uma doçaria especial que não deves perder!
Aventura:
A serra, os campos, os pinheirais e os vinhedos a perder de vista, convidam a largos passeios e a caminhadas em plena natureza, desfrutando-se de um ambiente puro e acolhedor. Para os mais radicais, o tiro, a pesca, o cicloturismo, o BTT, a escalada, ou a canoagem, no vizinho rio Mondego, estão à tua mão. Eis um convite para um passeio tranquilo para descansar dos dias mais agitados da semana!

Sem comentários: