sábado, 31 de maio de 2008

Menezes critica "canalha" que lhe fez "a vida negra"


Líder cessante do PSD promete mostrar que é diferente
O presidente demissionário do PSD, Luís Filipe Menezes, criticou este sábado a "canalha" que lhe fez "a vida negra" e que "não tem carácter", lançando um duro ataque a Pacheco Pereira, apoiante de Manuel Ferreira Leite.
"Vou mostrar logo à noite [quando forem conhecidos os resultados] como sou diferente dessa canalha que me fez a vida negra, que não tem carácter", disse, adiantando que o grupo a que se referia inclui "pessoas como aquele senhor de barbas que participa na Quadratura do Círculo", numa alusão a Pacheco Pereira, apoiante de Manuela Ferreira Leite e um dos mais ferozes críticos da presidência do autarca de Gaia.
Questionado pelos jornalistas hoje de manhã em Gaia após votar nas directas do PSD, Menezes afirmou que respeitará "os resultados [das directas] sejam eles quais forem". A propósito, criticou os "tristes, infelizes e barbaramente obcecados" que quando foi ele eleito para a presidência do partido não tiveram a mesma atitude. "Não pertenço a essa laia", salientou.
A Quadratura do Círculo é um programa semanal da SIC Notícias, moderado pelo jornalista Carlos Andrade e conta com as participações do social-democrata José Pacheco Pereira, do democrata-cristão António Lobo Xavier e do socialista António Costa.
Manuela Ferreira Leite, Pedro Passos Coelho, Santana Lopes e Patinha Antão são os candidatos ao lugar de Menezes nas directas que terminam às 17:00. Estavam inscritos 77.000 militantes, esperando o Conselho de Jurisdição Nacional do PSD ter resultados oficiais para divulgar às 18:30.
Além do novo presidente do PSD, os militantes vão escolher os delegados ao XXXI Congresso do partido, que nos dias 20, 21 e 22 de Junho, em Guimarães, elegerá os novos órgãos nacionais.
(IN JN)

O PAÍS SAIU DERROTADO PELA INCOMPETÊCIA QUE EXISTE NO PSD, PARA ISTO NÃO CRITIQUEM SÓCRATES, PORQUE É MUITO MELHOR!

É MAIS DO MESMO, SE O SANTANA ERA UM DESASTRE A M. F. LEITE É UMA CATÁSTROFRE. ESTA ELEIÇÃO ENCERRA MAIS UMA SÉRIA AMEAÇA AOS POBRES E À CLASSE MEDIA SAQUENDO - LHES O POUCO QUE AINDA RESTA.NÃO SEI SE OS PORTUGUESES TERÃO A MEMÓRIA CURTA DAS "OBRAS" DESTA EX-MINISTRA, NÃO FEZ NADA POSITIVO PARA OS PORTUGUESES.COMPREENDO O DILEMA DOS PSD’s É QUE NÃO TINHAM OUTRA ALTERNATIVA.TAMBÉM ESTOU ESPERANÇADO QUE NAS PRÓXIMAS LEGISLATIVAS NÃO SE ESQUEÇAM QUE A Drª. M. F. LEITE NUNCA TEVE COMPETÊNCIA ALGUMA PARA EXERCER UMA PASTA DE MINISTRA, MUITO MENOS TERIA PARA SER PRIMEIRA MINISTRA, VOTEM ONDE VOTAREM MAS NUNCA MANUELA F. LEITE. É UMA CARTA FORA DO BARALHO, TAMBÉM NÃO É DE ESPERAR OUTRA COISA COM 77 ANOS JÁ POUCOS VIVEMOS QUANTO MAIS TRABALHAMOS. CUMPRIMENTOS A TODO O AUDITÓRIO, MESMO AOS QUE NÃO CONCORDAREM COMIGO.
(CARLOS JORDÃO)

Iates têm gasóleo ao preço dos barcos de pesca!!!


Iates de luxo estão a pagar o gasóleo ao mesmo preço dos barcos de pesca, ou seja, 80 cêntimos por litro. O ‘fenómeno’ tem que ver com uma portaria que beneficia as embarcações turísticas, colocando-as em pé de igualdade com as pesqueiras.

(in Sol)

Estamos mesmo num País de desigualdades, é arrepiante, senão medonho vermos ricos, para gozarem, talvez gozarem com os pobres, estão isentos de ISP.

Isto parece uma anedota, mas não é. É uma realidade triste para os Portugueses...

VEJO GENTE POR AÍ...


E a gente que vejo por aí

Envolta no vazio da tristeza...

Traz na cara a resignação

Da esperança castrada

São autómatos da vida

Máquinas controladas

Presos por ela

E por si próprios

Numa corrida incontida...

Sulcos profundos

Em cada rosto

Dão mostra

Da miséria

E do desgosto

De quem

Porque pode

Ou não quer, ou vice-versa

Cai no frio encosto do perder

Desta vida

Que de tão boa

Também é tão perversa...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Preço do barril de petróleo recua


Os preços do barril de petróleo estão a recuar esta quinta-feira mais de dois dólares nos mercados internacionais, face a sinais de quebra da procura nos EUA e na Ásia.
Ao início da tarde, tanto no mercado de Nova Iorque como no de Londres, o petróleo estava a ser transaccionado a menos de 129 dólares, respectivamente a 128,93 e a 128,88 dólares.
(in C.M.)
Já é a segunda vez esta semana que o petróleo recua, mas em Portugal os combustíveis, esses não tem de recuar? Temos de pagar a especulação, temos de definhar, e engordar as grandes empresas refinadoras.
É o riso total, a pouca vergonha!
Contado ninguém acredita, só visto talvez alguém queira acreditar, nesta pouca vergonha!...

MANUEL ALEGRE DEVE REPENSAR A SUA MELITANCIA NO PS, SER DEPUTADO DO PS...GANHAR...E ALIAR-SE Á...NÃO TEM PERDÃO.


O deputado do PS Manuel Alegre será orador num comício que na terça-feira junta dirigentes do Bloco de Esquerda, renovadores comunistas e socialistas "históricos" contra as "desigualdades", as "injustiças" sociais e a corrupção em Portugal.
É triste, mas é uma realidade…agora juntar-se ao Bloco e Comunistas, penso que é de mais, mude de “malas e bagagens”, como diz o povo e se alie de vez a um desses Partidos…
A sua insatisfação talvez assim se resolva, e como poeta, grande poeta, acho que não se deve só escrever, mas sim agir e mudar se é preciso!!!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Angustias


Nunca mais chega a hora
Aquela suposta hora
Que marquei!
Para mim mesmo!
Penso que se aproxima
Mas aí estão elas
As angustias
Infinitas angustias…
Por que não me deixam?
Por que me consomem?
Prefiro o infindo cansaço
O dormir eterno
A ser consumido acordado…

terça-feira, 27 de maio de 2008

CANSAÇO...


Estou acabrunhado

Entre um cansaço

Um terrível cansaço

E uma angustia

Que não não sei de onde vêm...

Amarfanham-me a alma

Tornam trôpego o meu sentir

Que não é mais do que uma encruzilhada

Onde vagueio

Por ruas labirínticas...

O meu ser está encurralado

Entre grades

E minha mente...

Entre sons agudos de vozes

Que se arrastam

Tento fugir

Mas por onde

Ou para onde?

A dor...

Faz-me arquejar!

Mas tento mais uma

E outra ainda

Força inesgotável

Que me arrasta

Neste labirinto de estar...

IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO - ALERTA


Igualdade e não discriminação
Todos/as os trabalhadores e as trabalhadoras têm direito à igualdade de oportunidades e de tratamento no acesso ao emprego, à formação e promoção profissionais e às condições de trabalho.

Nenhum trabalhador ou candidato a emprego pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

Ao funcionário ou agente da Administração Pública são aplicáveis os artigos 22.º a 32.º do Código do Trabalho, sobre igualdade e não discriminação, com as necessárias adaptações, para além da legislação especial.

Igualdade no acesso ao emprego, no trabalho e na formação profissional

Direito do/a candidato/a a emprego ou trabalhador/a a qualquer tipo de actividade profissional, ou à formação exigida para ter acesso a essa actividade, sem exclusão ou restrição em razão do sexo;

Direito a preferência a trabalhadores do sexo com menor representação nas acções de formação profissional dirigidas a profissões exercidas predominantemente por trabalhadores de um dos sexos, bem como a trabalhadores/as com escolaridade reduzida, sem qualificação ou responsáveis por famílias monoparentais ou no caso de licença por maternidade, paternidade ou adopção, em quaisquer acções de formação profissional;

Direito a que os anúncios de ofertas de emprego e outras formas de publicidade ligadas à pré-selecção e ao recrutamento não contenham, directa ou indirectamente, qualquer restrição, especificação ou preferência baseada no sexo;

Direito à igualdade nos critérios de selecção e nas condições de contratação, em qualquer sector de actividade e a todos os níveis hierárquicos;

Direito do/a candidato/a a emprego ou do/a trabalhador/a a que não lhe seja exigida, pelo empregador, a prestação de informações relativas à sua saúde ou estado de gravidez, salvo em situações excepcionais;

Direito da candidata a emprego ou à trabalhadora a que não lhe seja exigida, pelo empregador, a realização ou apresentação de testes ou exames de gravidez;

Direito a especial protecção da gravidez, maternidade, paternidade, adopção e outras situações respeitantes à conciliação da actividade profissional com a vida familiar;

Direito ao acesso a todos os tipos de orientação, formação e reconversão profissionais de qualquer nível, incluindo a aquisição de experiência prática;

Direito de todos/as os/as trabalhadores/as ao pleno desenvolvimento da carreira profissional, independentemente do respectivo sexo;

Direito à retribuição e outras prestações patrimoniais, promoções a todos os níveis hierárquicos e aos critérios que servem de base para a selecção dos/as trabalhadores/as a despedir;

Direito à filiação ou participação em organizações de trabalhadores ou de empregadores, ou em qualquer outra organização cujos membros exercem uma determinada profissão, incluindo os benefícios por elas atribuídos.

Não são discriminatórias as medidas de acção positiva, de carácter temporário, que beneficiem certos grupos desfavorecidos, nomeadamente em função do sexo, com o objectivo de garantir o exercício, em condições de igualdade, dos direitos previstos no Código do Trabalho e de corrigir uma situação de desigualdade na vida social.

As disposições de estatutos das organizações representativas de empregadores e de trabalhadores, bem como os regulamentos internos de empresa que restrinjam o acesso a qualquer emprego, actividade profissional, formação profissional, condições de trabalho ou carreira profissional exclusivamente a trabalhadores masculinos ou femininos, salvo em situações legalmente previstas, têm-se por aplicáveis a ambos os sexos.

Condições de trabalho

Conceito de trabalho igual:

Trabalho igual é aquele em que as funções desempenhadas para o mesmo empregador são iguais ou objectivamente semelhantes em natureza, qualidade e quantidade.

Conceito de trabalho de valor igual:

Trabalho de valor igual é aquele que corresponde a um conjunto de funções, prestadas ao mesmo empregador, consideradas equivalentes atendendo, nomeadamente, às qualificações ou experiência exigida, às responsabilidades atribuídas, ao esforço físico e psíquico e às condições em que o trabalho é efectuado.
Direito à igualdade de condições de trabalho entre trabalhadores de ambos os sexos;
Direito à igualdade de retribuição por um trabalho igual ou de valor igual;
Direito a diferenciações retributivas, não constituindo discriminação se assentes em critérios objectivos, comuns a homens e mulheres, nomeadamente, distinções em função do mérito, produtividade, assiduidade ou antiguidade dos/as trabalhadores/as, não podendo constituir fundamento de tais diferenciações as licenças, faltas e dispensas relativas à protecção da maternidade e da paternidade;
Direito a critérios objectivos, comuns a homens e mulheres, nos sistemas de descrição de tarefas e de avaliação de funções, de forma a excluir qualquer discriminação baseada no sexo.

Proibição de discriminação

Conceito de discriminação directa:
Considera-se que existe discriminação directa sempre que uma pessoa seja sujeita a tratamento menos favorável do que aquele que é, tenha sido ou venha a ser dado a outra pessoa em situação comparável.

Conceito de discriminação indirecta:
Considera-se que existe discriminação indirecta sempre que uma disposição, critério ou prática aparentemente neutro seja susceptível de colocar pessoas numa posição de desvantagem comparativamente com outras, a não ser que essa disposição, critério ou prática seja objectivamente justificado por um fim legítimo e que os meios para o alcançar sejam adequados e necessários.

O empregador não pode praticar qualquer discriminação, directa ou indirecta, baseada, nomeadamente, na ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência ou doença crónica, nacionalidade, origem étnica, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

Não constitui discriminação o comportamento baseado num dos referidos factores quando, em virtude da natureza das actividades profissionais em causa ou do contexto da sua execução, seja considerado um requisito justificável e determinante para o exercício da actividade profissional, devendo o objectivo ser legítimo e o requisito proporcional.

Quem alegar discriminação deve fundamentá-la, indicando o/a trabalhador/a ou trabalhadores/as em relação aos quais se considera discriminado, tendo o empregador de provar que as diferenças de condições de trabalho não assentam em nenhum factor discriminatório.

A prática de qualquer acto discriminatório lesivo de um/a trabalhador/a ou candidato/a a emprego confere-lhe o direito a uma indemnização.

É inválido qualquer acto que prejudique o/a trabalhador/a em consequência de rejeição ou submissão a actos discriminatórios.

Presume-se abusivo o despedimento ou a aplicação de qualquer sanção sob a aparência de punição de outra falta, quando tenha lugar até um ano após a data da reclamação, queixa ou propositura da acção judicial contra o empregador.

Assédio
Conceito de assédio:
Assédio é todo o comportamento indesejado relacionado, nomeadamente, com ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência ou doença crónica, nacionalidade, origem étnica, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical, praticado aquando do acesso ao emprego ou no próprio emprego, trabalho ou formação profissional, com o objectivo ou o efeito de afectar a dignidade da pessoa ou criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.

Conceito de assédio sexual:
Assédio sexual é todo o comportamento indesejado de carácter sexual, sob forma verbal, não verbal ou física, com o objectivo ou o efeito de afectar a dignidade da pessoa ou criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.

Constitui discriminação o assédio a candidato/a a emprego e a trabalhador/a.

Deveres do empregador
O empregador deve afixar na empresa, em local apropriado, a informação relativa aos direitos e deveres do/a trabalhador/a em matéria de igualdade e não discriminação;

O empregador deve manter durante cinco anos registo dos recrutamentos feitos donde constem, por sexos, nomeadamente, os seguintes elementos:

- Convites para o preenchimento de lugares;

- Anúncios de ofertas de emprego;

- Número de candidaturas apresentadas para apreciação curricular;

- Número de candidatos/as presentes nas entrevistas de pré-selecção;

- Número de candidatos/as aguardando ingresso;

- Resultados dos testes ou provas de admissão ou selecção;

- Balanços sociais, nos termos dos artigos 458.º a 464.º da Lei n.º 35/2004, de 29 de Julho, bem como da legislação aplicável à Administração Pública, relativos a dados que permitam analisar a existência de eventual discriminação de um dos sexos no acesso ao emprego, formação e promoção profissionais e condições de trabalho.

Instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho e regulamentos internos

As disposições de qualquer instrumento de regulamentação colectiva de trabalho que estabeleçam profissões e categorias profissionais que se destinem especificamente a trabalhadores do sexo feminino ou masculino têm-se por aplicáveis a ambos os sexos;


As disposições de instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho, bem como os regulamentos internos de empresa que estabeleçam condições de trabalho, designadamente retribuições, aplicáveis exclusivamente a trabalhadores masculinos ou femininos para categorias profissionais com conteúdo funcional igual ou equivalente consideram-se substituídas pela disposição mais favorável, a qual passa a abranger os trabalhadores de ambos sexos.

Considera-se que a categoria profissional tem igual conteúdo funcional ou é equivalente quando a respectiva descrição de funções corresponder, respectivamente, a trabalho igual ou trabalho de valor igual.

Relatório anual sobre a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres

Até ao fim de cada sessão legislativa o Governo envia à Assembleia da República um relatório sobre o progresso da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional;

O relatório deve conter, designadamente, os recursos humanos envolvidos, as acções de inspecção realizadas e respectivos critérios e bem assim o número de queixas apresentadas, sua distribuição geográfica, sector de actividade e áreas sobre que incidem.

Fiscalização e punição de práticas laborais discriminatórias

À Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego compete:
Comunicar de imediato, à Inspecção-Geral do Trabalho, os pareceres da Comissão que confirmem ou indiciem a existência de prática laboral discriminatória para acção inspectiva, a qual pode ser acompanhada por técnicos desta Comissão;

Determinar a realização de visitas aos locais de trabalho ou solicitá-las à Inspecção-Geral do Trabalho, com a finalidade de comprovar quaisquer práticas discriminatórias;

Organizar o registo das decisões judiciais que lhe sejam enviadas pelos tribunais em matéria de igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional e informar sobre o registo de qualquer decisão já transitada em julgado.

A trabalhadora grávida, puérpera ou lactante, ou os seus representantes, têm direito de requerer à Inspecção-Geral do Trabalho acção de fiscalização, a realizar com prioridade e urgência, se o empregador não cumprir as obrigações relativas à protecção da sua segurança e saúde.
(in cite)

SOARES ACONSELHA PS A REFLECTIR SOBRE A POBREZA…E PENSO QUE MUITO BEM À QUE REFLECTIR E AGIR!


Fundador do PS, Mário Soares aconselha a actual direcção do partido a reflectir «profundamente» sobre a pobreza, as desigualdades sociais e o descontentamento da classe média.

Num artigo de opinião publicado na edição de hoje do Diário de Notícias, o ex-Presidente da República mostra-se preocupado com o aumento das diferenças entre os mais ricos e os mais pobres, alertando para a necessidade de actuar, com urgência, ainda este ano, em áreas prioritárias, como a saúde, o trabalho, a educação e a previdência social. Caso contrário, acrescenta, todo o trabalho feito até aqui será perdido, nomeadamente, o combate ao défice público.
No entender de Mário Soares, as boas políticas sociais são o caminho a seguir, pelo Estado e pelo partido, sendo que «urge, igualmente, fortalecer o Estado, para os tempos que aí vêm, e não entregar a riqueza aos privados».
De resto, se nada for feito, avisa o fundador do PS, partidos como o PCP e o Bloco de Esquerda vão continuar a crescer e a ganhar forças, por se assumirem como «o voto de protesto, que tanta falta fará ao PS em tempo de eleições».
(in DN)

Só me resta concordar, e esperar que o PS ouça, o que este grande Estadista diz.
Porque o país precisa de politicas sociais, de apoio aos mais desfavorecidos, que estão a pagar a crise bem caro.
E outros que todos, ou muitos pensam que estão bem, mas a miséria é grande, vivem numa vergonha constante, perante a sociedade, os filhos, amigos, desesperados, sufocados com a vida prestes a cometer loucuras.
É urgente pensar, agir, olhar, mas olhar bem, no terreno, não nos gabinetes ai não bem as realidades!
O apoio social não se faz atrás da secretária, é preciso ir ao terreno procurar, ver, para serem vistos (as), porque falar só não enche barriga, nem consola os mais infelizes. Se não têem vocação para andar no terreno, então dêem lugar a outros que o sabem fazer e querem fazer.
A bem do País, e do mais importante do Mundo, o ser Humano. Para se ser Técnico de Serviço Social é preciso ser Humanista, Amar a vida do ser Humano!
As Câmaras por vezes, ou a maior parte das vezes são as culpadas, porque deixa os seus gabinetes de Apoio Social com todos os Técnicos de perna traçada, passando a "batata quente" para as instituições de solidariedade social, para o voluntariado enquanto nas secretárias há Técnicas que são bem pagas para trabalhar a bem da comunidade...

segunda-feira, 26 de maio de 2008

RIBAU ESTEVES...ARRASA DUNAS, PORQUE EM LISBOA NÃO ARRASOU!!


Uma bióloga da Universidade de Aveiro classificou hoje de "atentado ambiental" a forma como está a ser limpo o passadiço da Praia da Barra, mas o presidente da Câmara de Ílhavo lembrou que o ser humano faz parte do ecossistema.
"O local onde a areia foi retirada está sob a directiva do habitat das dunas brancas e o que foi feito foi colocar uma máquina de lagartas sobre a duna primária, destruindo a vegetação, para retirar a areia que estava a soterrar o passadiço", disse à Lusa a bióloga Rosa Pinho, da Universidade de Aveiro.
O presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, confirma a remoção da areia e diz tratar-se de "uma simples operação de manutenção" para proteger o passadiço, sublinhando que o mesmo "é essencial para facilitar o acesso das pessoas à praia e que o ser humano também faz parte do ecossistema".
(In lusa)
Então para que se serão precisos os passadiços? Talvez o Homem faça menos estragos no ecossistema, caminhando em cima das Dunas.
Porque, lagartas, por favor, melhor será arrasar as Dunas e não gastar dinheiro em passadiços.
Mas, entende-se desde que tem estado em Lisboa como secretário-geral do PSD deu para arrasar com tudo…!!!

Santana retira "meia-tigela" mas diz que Sócrates é "socialista de ficção"


"Se não gostam dessa expressão posso usar outras. É um socialista de ficção, é tudo menos socialista na governação que pratica", afirmou o candidato à liderança do PSD.
Quem é este senhor? Que líder poderá ser com afirmações destas, para onde irá o nosso país com pessoas como “ele”, estamos mal, se uns se queixam de Sócrates, não é com “isto” que o país vai lá, muito pelo contrário. Precisamos de pessoas inovadoras responsáveis, respeitadoras de ideais, que dignifiquem a classe politica, e não o laxismo, e o PSD está mal servido para fazer frente a um PS, que encontrou um país de rastos.
E a alternativa do PSD são os mesmos que nos deixaram na lama, por favor isto está mau, mas não venham estragar o que de bom está a ser feito.
Porque tudo por o que estamos a passar hoje, tem muito a ver com crise Internacional, que afecta todos e Portugal não escapa à regra com a grande dependência energética, cereais e estando alguns importadores em crise então tanto pior para nós, porque exportamos muito menos.
Mas a politica suja não explica, só critica, mas quando chegarem a governar fica tudo na mesma, ou pior.

domingo, 25 de maio de 2008

Porque os outros se mascaram mas tu não


Porque os outros se mascaram mas tu não

Porque os outros usam a virtude

Para comprar o que não tem perdão.

Porque os outros têm medo mas tu não.

Porque os outros são os túmulos caiados

Onde germina calada a podridão.

Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem

E os seus gestos dão sempre dividendo.

Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos

E tu vais de mãos dadas com os perigos.

Porque os outros calculam mas tu não.
Sophia de Mello Breyner

O LEITÃO, POR MUITO QUE PROCUREM É NA MEALHADA QUE NOS DELICIAMOS!

Aqui vai o ex-libris gastronómico da Mealhada, para que todos fiquem a conhecer como se confecciona o verdadeiro Leitão da Mealhada.

Leitão da Mealhada
Ingredientes:

1 Leitão com cerca de 6 kg
Alhos pisados
Sal grosso
Bastante pimenta
Banha
1 Ramo de salsa

Confecção:

Depois de morto, mergulha-se o leitão em água a ferver e raspa-se com uma faca, esfregando com um pano aspro para lhe tirar os pelos. Em seguida lava-se muito bem. Abre-se e retiram-se as tripas. Lava-se novamente, pendura-se num prego e deixa-se secar durante quatro horas. Enfia-se o leitão num espeto e barra-se por dentro com a mistura de banha, dentes de alho pisados, sal e pimenta, sendo cheio com o molho por dentro. Coze-se o porco com agulha e fio de cozinha enquanto se aquece o forno de cozer pão. Mete-se o leitão no forno, colocando-se por baixo o recipiente para recolher a gordura que escorre. De meia em meia hora, retira-se o leitão do forno e passa-se com um pano na pele, para limpar o excesso de gordura. Chama-se a isto "constipar" o leitão. Ao tirar o leitão e limpá-lo, este sofre um choque frio, o que vai levar a que o assado fique com a pele dura e estaladiça. O tempo de cozedura varia entre 1 hora e meia a duas horas. Depois de assado retira-se do espeto, dispõe-se numa travessa e serve-se bem quente enfeitado com rodas de laranja e alface. Acompanha-se com batatas fritas.
Bom apetite!

sábado, 24 de maio de 2008

Hot Spot é a primeira Zona de Acesso à Internet sem Fios instalada no Jardim Municipal da Mealhada


O município da Mealhada passou a ter, desde o dia 19, um Ponto Municipal de Banda Larga. Com o nome de Hot Spot, o Ponto de Banda Larga está instalado junto à Praça do Município e ao Jardim Municipal da Mealhada, o que permite que todos os utilizadores interessados possam ter acesso à Internet nesse local. O Hot Spot consiste numa Zona de Acesso à Internet sem Fios (Wi-Fi) e faz parte de uma rede de vinte e dois pontos de acesso público à Internet que estão a ser instalados em toda a área geográfica abrangida pelo Projecto Coimbra Região Digital. Para os interessados em usarem este serviço basta colocarem o username: coimbradigital@pt.wi-fi e a password: hotspot.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Mealhada vai ser palco de mais uma “grande festa do Hóquei”


O Município da Mealhada vai receber, de 22 a 25 de Maio, a 2ª Taça Europeia Feminina de Hóquei em Patins. Uma competição que vai opor, em 20 jogos, as oito melhores equipas femininas de clubes europeus de Hóquei em Patins, oriundas de países como a Alemanha, Espanha, França e Portugal. Vai ser mais uma grande festa do Hóquei, vivênciada aqui na Mealhada. Os jogos terão lugar no pavilhão da Mealhada e do Luso. Mais um grande evento para prestigiar o Hóquei, e a Mealhada.
Com o seu Hóquei... mas também no bem saber receber, a que os Mealhadenses sempre acostumaram os seus visitantes.

DEZ REIS DE ESPERANÇA


Se não fosse esta certeza

que nem sei de onde me vem,

não comia, nem bebia,

nem falava com ninguém.

Acocorava-me a um canto,

no mais escuro que houvesse,

punha os joelhos à boca

e viesse o que viesse.

Não fossem os olhos grandes

do ingénuo adolescente,

a chuva das penas brancas

a cair impertinente,

aquele incógnito rosto,

pintado em tons de aguarela,

que sonha no frio encosto

da vidraça da janela,

não fosse a imensa piedade

dos homens que não cresceram,

que ouviram, viram, ouviram,

viram, e não perceberam,

essas máscaras selectas,

antologia do espanto,

flores sem caule, flutuando

no pranto do desencanto,

se não fosse a fome e a sede

dessa humanidade exangue,

roía as unhas e os dedos

até os fazer em sangue.

António Gedeão

terça-feira, 20 de maio de 2008

ANSEIO A VERDADE!


O anseio é grande, não sei porquê, ou talvez saiba, mas dentro de mim existe algo que não fala verdade, ou mais uma vez eu, não queira, ouvir essa verdade.
Talvez esteja com medo da realidade, de um realidade de desilusão, estranha aos meus princípios, humildes, mas honestos, sinceros, cheios de humanismo, de amor pela vida. Tenho medo de mim, mais que dos “outros”, porque contra eles sei lutar, comigo não sei se consigo, se venço ou me derroto.
Tenho, de me enfrentar, definir caminhos que me tirem desta angústia, talvez deixar senti-me, apenas como sou.
Porque todos nós de uma maneira ou de outra nos sentimos por vezes incapazes de lidar com a realidade da vida… mas a verdade é a nossa melhor conselheira!

PALMA DE OURO PARA MANOEL DE OLIVEIRA, PARABÉNS!


Manoel de Oliveira é, desde ontem, o feliz possuidor de uma Palma de Ouro do Festival de Cannes. Dada "não por antiguidade, mas sim por estima e por admiração, pela obra e pelo homem", como frisou ontem Gilles Jacob, presidente do festival, antes de a entregar ao cineasta português, durante a cerimónia de homenagem que teve lugar no Théâtre Lumière do Palácio dos Festivais, para assinalar os cem anos do autor de Francisca, que em termos de calendário só serão cumpridos em Dezembro.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

PENSAMENTO, SANTO AGOSTINHO


Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.

O Dia de Libertação dos Impostos, é hoje!!


Trabalhamos 139 dias para pagar impostos
Desde 1 de Janeiro até 19 de Maio, os portugueses trabalham apenas para os impostos.
Os portugueses terminam, hoje, os 139 dias de trabalho necessários só para pagar os impostos, como revela o estudo da Associação Industrial Portuguesa (AIP). Ou seja, em cada dez dias do ano, quatro (38%) são passados a trabalhar para o Estado.

AS CÂMARAS TENTAM MAIS UMA VEZ SUBORNAR OS PORTUGUESES...


Os portugueses vão pagar uma nova taxa de disponibilidade de água, electricidade e gás. As câmaras municipais criaram a nova taxa, que entra em vigor na próxima semana, para substituir o aluguer de contadores.
A vergonha nacional, por lado o governo isenta os consumidores, por outro vêem as Câmaras contornar a lei para não perderem verbas, mas rouba-las aos munícipes.
É escandaloso, isto não pode continuar, todos nos atacam e nós ficamos impávidos e serenos, não, não pode ser!!...

domingo, 18 de maio de 2008

ZÉLIA GATTAI, MORREU O CORPO, PERDURA A PESSOA E OBRA!


O escritor português José Saramago recordou hoje a escritora brasileira Zélia Gattai, viúva do falecido Jorge Amado, que morreu sábado, com a sua vitalidade e alegria própria do povo brasileiro.
"Recordo a grande vitalidade" de Zélia Gattai, disse o Nobel da Literatura, para quem a brasileira foi a "companheira perfeita para Jorge Amado e uma excelente escritora".
"Os seus anos finais foram bastante tristes, mas recordo-a sempre com a sua alegria", disse o escritor no final de uma visita à exposição "José Saramago. A Consistência do Sonho", em Lisboa.
José Saramago considera que quase poderia caracterizar Zélia Gattai como a "alegria personificada" do povo brasileiro, "mas há sempre um fundo de melancolia" em cada pessoa.
"Era uma grande amiga. As coisas complicaram-se e afastámo-nos. Deixei de a ver com tanta frequência".
in lusa

MANUELA FERREIRA LEITE, "TEM MEDO DO DIALOGO" POR ISSO FALHA O 1º DEBATE ENTRE RIVAIS INTERNOS DO PSD!!


Manuela Ferreira Leite vai falhar amanhã o primeiro debate em que estarão presentes todos os outros candidatos à liderança do PSD. A iniciativa, que decorrerá na Fundação Cupertino Miranda, pelas 21.30, foi organizada pela Distrital do PSD do Porto, presidida por Marco António Costa.
Será medo? Terá importância demais para estes debates internos? Ou simplesmente não gosta de dialogar, é uma senhora "arrogante", com a mania do saber consolidado, ou será que os seus amigos militantes não lhe merecem consideração...
Talvez ainda não tenha esquecido o seu passado governativo, pelo qual ainda hoje pagamos!!

sábado, 17 de maio de 2008

LUTA!...


Corre vento, amarfanha-me a fúria, deixa-me isento de sofrer a amargura do momento.
Sai. Sai pela janela e encara o Vento do Norte. Resiste-lhe como talude, mas escuta-o como confidente.
Perdi-me, na contemplação do reflexo da felicidade no espelho de água do aquário das sereias. Antropomórficas de aparência; terríveis banshees de essência. Começam por cativar o olhar, para tomarem tudo com gula. Vai-se a vontade, esvai-se o sangue da liberdade.
Atira-te ao vento como papagaio de papel, frágil mas com toda a desenvoltura para sugar a sua magnifica força e dela fazer chão seguro nos patamares do etéreo. Revolta-te e luta…

INSPIRAÇÃO DA NOITE!!!...


Numa alva folha de papel descrevi o meu sentir

Como quem traça uma linha de imaginação desenhada

Na leitura do passado, do presente, do devir

Depois dos medos, mostrar a tranquilidade encontrada

Neste profundo sentir que vai muito além do horizonte

Procurar a luz que se opõe a tenebroso pensamento

É ânimo tão fecundo como a cristalina água de uma fonte

Em que mergulham raízes de esperança e de alento

A força do nosso querer tem por limite o infinito

Na procura da verdade, do que neste mundo determina

O caminho a seguir sem tibiezas tal como está escrito

No rumo certo dos afectos que o espírito nos ilumina

Quando ao virar da curva do caminho ensombrado

Deparamos com a luminosa imagem de encantamento

Atingimos o êxtase, o oásis há muito procurado

Tranquilos deixamos fluir o nosso doce pensamento.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O PARQUE URBANO DA MINHA CIDADE, MEALHADA, ESTÁS MAIS BELA!!


A assinatura do contrato de empreitada de reconversão dos Viveiros Florestais em Parque Urbano da Mealhada decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara da Mealhada e por um representante da empresa, Alberto Couto Alves, SA, empresa à qual foi adjudicada a obra, pelo valor aproximado de 1.880 mil euros. “Está concluído o acto. Dentro de dias começarão as obras que nós aqui na Mealhada tanto queríamos que fossem iniciadas”, resumiu o autarca Carlos Cabral. A empreitada de reconversão dos Viveiros Florestais em Parque Urbano da Mealhada vai avançar, dentro de dias, no terreno, sendo que a empresa a quem foi adjudicada a obra, a Alberto Couto Alves SA, tem precisamente 270 dias para a concluir. “Esperemos que o bebé nasça bonito, que cresça bem e que tenha uma longa vida”, ambicionou o Presidente da Câmara, Carlos Cabral, no breve discurso que proferiu após a assinatura do documento. “Que este seja o último dia em que o espaço dos Viveiros Florestais esteja assim degradado e sem segurança”, acrescentou o autarca. A ambição já tem mais de 15 anos. O espaço dos Viveiros Florestais pertencia, ainda há menos de um ano, ao Estado, e foram necessários e vários anos de diligências junto dos sucessivos Governos para a Câmara da Mealhada ter conseguido ser proprietária do terreno. Uma pretensão que foi alcançada por este Executivo Municipal no dia 30 de Maio do ano passado, tendo a autarquia cedido ao Estado, como contrapartida, o terreno municipal onde foi construída a Escola EB 2/3 da Pampilhosa. O objectivo já estava traçado: o antigo espaço dos Viveiros Florestais seria reconvertido em Parque Urbano da Mealhada. Depois da aquisição do terreno, tudo ficou mais fácil. “A Câmara Municipal mandou fazer o projecto, lançou o concurso, analisou as propostas, adjudicou a empreitada e, finalmente, vai agora ver a obra a avançar no terreno”, sintetizou Carlos Cabral, mostrando a sua satisfação por, finalmente, se iniciar a empreitada que vai trazer ao concelho da Mealhada o novo espaço verde de excelência da cidade. O que se pretende é, pois, transformar toda aquela área de cerca de 14 hectares num novo e imponente espaço verde, vocacionado especialmente para o recreio e lazer da população. A empreitada prevê, por isso, a criação de novas infra-estruturas de água e águas pluviais, saneamento e iluminação, a remodelação dos espaços verdes e um novo plano de plantação de árvores, a construção de zonas pedonais e um novo grande passeio junto à EN1, de acesso às escolas, bem como a criação de uma praça central, de uma zona desportiva, com campos adequados à prática de várias modalidades, e uma área de entretenimento e lazer, direccionada para espectáculos e outras actividades ao ar livre. A praça central, em calçada, será mesmo o epicentro de todo o espaço e, como tal, será lá que ficarão instalados os edifícios de apoio e a zona de cafetaria/restauração. Será também da praça que partirá uma rede de ciclo vias e passeios amplos, que contornarão todo o espaço, fazendo a sua ligação ao centro urbano. Uma obra que tem um prazo de execução de aproximadamente 9 meses, que servirão para transformar a área dos Viveiros Florestais no tão desejado Parque Urbano da Mealhada.
Melhor não podia ser, a Cidade precisava muito de espaço assim, e nós tinha-mo ali a degradar-se. Ele tem histórias de vidas, é bonito, agora será uma sala de visitas da cidade, com novas histórias para contar, de amor, de alegrias, tristezas, muito mais será...será o PARQUE DA CIDADE.

VAIS FICAR MAIS BELA, MEALHADA!

PORTUGUESES PODEM DER ASTRONAUTAS, MELHOR SERÃO EU ACREDITO NA CAPACIDADE, INTELIGÊNCIA DOS TUGAS...

Um Tuga no espaço!...
Agência Espacial Europeia está a recrutar candidatos

A Agência Espacial Europeia vai começar a recrutar candidatos a astronautas e, pela primeira vez, os portugueses podem entrar nesta corrida. No Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, decorre uma sessão de esclarecimento com a presença de um antigo astronauta.
Não se procuram super-homens, mas pessoas sãs e com um perfil psicológico muito determinado, com capacidade de adaptação, abertas e que gostem de trabalhar em equipa.
ESA procura jovens com estudos científicos, médicos ou de pilotagem, com dois anos de experiência profissional e muita curiosidade pelo espaço. É necessária uma nova geração de exploradores.
Os quatro escolhidos, de preferência com idades entre 27 e 37 anos, irão juntar-se aos oito que actualmente integram o Corpo de Astronautas da ESA.
Os candidatos terão de enfrentar vários patamares de selecção, com testes de aptidão profissional e psicológica que incluirão exames de avaliação da capacidade cognitiva, seguidos de testes clínicos por peritos em medicina aeronáutica, testes de laboratório e de processos espaciais.
Só os que passarem estes crivos poderão ser considerados membros "potenciais" do pessoal da ESA, com condições para serem submetidos à comissão de exame das candidaturas.
Essa será a última barreira na corrida para a sua nomeação oficial, prevista para o princípio de 2009, que lhes abrirá a porta do centro de formação da ESA em Colónia, na Alemanha, onde se converterão em verdadeiros astronautas.
Talvez , não de certeza vamos ver Portugueses com orgulho no espaço, atendendo, na minha modesta opinião que temos jovens talentosos, muito inteligentes e com determinação, para novos desafios na área da ciência.
Noutros tempos fomos descobridores por mar, talvez ou de certeza, seremos exploradores no espaço.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Pensamento

Não caias nessa doença do carácter que tem por sintomas a falta de firmeza para tudo, a leviandade no agir e no dizer, o atordoamento,...: a frivolidade, numa palavra.Essa frivolidade, que - não o esqueças - torna os teus planos de cada dia tão vazios ("tão cheios de vazio"), que se não reages a tempo - não amanhã; agora! - fará da tua vida um boneco morto e inútil.
(josémaria Escrivá)

Pensamento

Não é a montanha que nos faz desanimar, mas a pedrinha que trazemos no sapato.

Tabaco: Sócrates critica "calvinismo moral radical" de quem o atacou por fumar


O primeiro-ministro, José Sócrates, condenou hoje os comportamentos de "calvinismo moral radical" de figuras que o atacaram por ter fumado segunda-feira no voo da TAP entre Lisboa e Caracas.
"Há políticos que me estão a atacar pessoalmente e que recorrem a tudo. Houve gente até que me recomendava ser internado para tratar do meu problema de tabagismo", declarou José Sócrates no último dia de visita à Venezuela.
Para o primeiro-ministro, Portugal não é adepto de "comportamentos de calvinismo moral radical" e de "uma espécie de vigilantes políticos, que para atacarem outro político recorrem a tudo".
"Acho que Portugal tem uma lei de tabaco boa, que deve ser aplicada e que promove a saúde pública. Mas não gosto que se aproveitem de qualquer episódio para me atacarem politicamente. A esses só falta mesmo pedir que, quem prevarica, se meta na prisão e seja chicoteado na praça pública", disse.
Nas declarações que fez aos jornalistas, o primeiro-ministro disse não querer alimentar a polémica sobre o facto de ter fumado segunda-feira no voo da TAP fretado pelo Governo, entre Lisboa e Caracas.
"Sobre se é ou não legal fumar num voo fretado, já disse tudo o que tinha a dizer" frisou, antes de referir que esteve sem fumar seis anos e que retomou o fumo na campanha eleitoral para as legislativas de 2005.
"Nessa altura, comecei a fumar a seguir aos discursos, mas agora estava já a fumar após o almoço ou o jantar. Foi aliás o que aconteceu no avião, em conversa com o ministro da Economia, Manuel Pinho e empresários", referiu.
José Sócrates referiu depois que estava convencido que era legal fumar em voos fretados em visitas de Estado, até porque isso tinha sido permitido em ocasiões anteriores sem qualquer problema.
"Mas não quero que isso volte a acontecer. Decidi agora aquilo que já pensava fazer há algum tempo: deixei de fumar", disse

(Agência Lusa )

quarta-feira, 14 de maio de 2008

FIGURA MITICA EM MAIO DE 1968,CAROLINE DE BENDERN


Os revolucionários veneram símbolos e multidões. A revolução é uma mitologia, e a mitologia também consiste em adequar uma realidade a uma ideia. Pensemos em Caroline de Bendern, a “Marianne” do Maio de 68. Uma rapariga loura de cabelo curto (ou apanhado?), pescoço e feições esculturais, braço direito em volta da cintura, casaquinho com botões, sentada aos ombros de um homem que não vemos, agitando uma bandeira vietnamita. É a mais memorável das raparigas de 1968, uma Julie Christie da rue Saint-Antoine. Uma mulher revolucionária é uma coisa, mas uma mulher bonita é sempre outra coisa. [...]

(in Público de amanhã)

FOTO CARLA BRUNI

Carla Bruni
(Michel Comte)
Actual primeira dama Francesa.

MÁRIO SOARES FOTOS

Com Linda de Suza em Beja, 1987. Foto Luiz Carvalho
Lisboa, Largo do Carmo, comício 1984. Foto Luiz Carvalho.
Manifestação na Avenida da Liberdade, 1975. Foto de Luiz Carvalho.

O SR. CARLOS CABRAL QUER AUDITORIA ÀS CONTAS DO CARNAVAL DA MEALHADA


O presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, defendeu , em reunião do Executivo, uma auditoria externa às contas apresentadas pela Associação de Carnaval.

E porque não, a Câmara investe dinheiro dos munícipes, num evento que a todos dignifica, mas que è gerido por uma associação então porque não fazer-se auditorias, pena ser só agora, e não ter sido em anos anteriores.

Mais, a mais, quem não deve não teme! Lá diz o povo e com razão.

Para quê culpar a Câmara da Mealhada de má fé em relação à Associação de Carnaval da Mealhada. Não entremos por aí, a clareza das coisas só ajuda a que todos nos possamos relacionar melhor, a bem da Mealhada.

terça-feira, 13 de maio de 2008

DESTINO


Quem disse à estrela o caminho

Que ela há-de seguir no céu?

A fabricar o seu ninho

Como é que a ave aprendeu?

Quem diz à planta «Floresce!»

E ao mudo verme que tece

Sua mortalha de seda

Os fios quem lhos enreda?


Ensinou alguém à abelha

Que no prado anda a zumbir

Se à flor branca ou à vermelha

O seu mel há-de ir pedir?


Que eras tu meu ser, querida,

Teus olhos a minha vida,

Teu amor todo o meu bem...

Ai! não mo disse ninguém.

Como a abelha corre ao prado,

Como no céu gira a estrela,

Como a todo o ente o seu fado

Por instinto se revela,

Eu no teu seio divino

Vim cumprir o meu destino...

Vim, que em ti só sei viver,

Só por ti posso morrer.

In Almeida Garrett

AS PALAVRAS


São como um cristal,

as palavras.

Algumas, um punhal,

um incêndio.

Outras, orvalho apenas.


Secretas vêm,

cheias de memória.

Inseguras navegam:

barcos ou beijos,

as águas estremecem.


Desamparadas, inocentes,

leves.

Tecidas são de luz

e são a noite.

E mesmo pálidas

verdes paraísos

lembram ainda.


Quem as escuta?

Quem as recolhe, assim,

cruéis, desfeitas,

nas suas conchas puras?


in Eugénio de Andrade

RUI COSTA, UM GRANDE ATLETA, UM GRANDE HOMEM!


Não discuto tácticas, posições, lances ou foras-de-jogo, mas sei reconhecer, naturalmente, um grande desportista e um homem digno do epíteto. É por isso que acho que Rui Costa é o maior, porque vejo o homem que chorou quando marcou um golo ao Benfica e que acaba de dar a sua última camisola ao pai, um gesto simbólico que não precisa de palavras. Um grande homem, portanto!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

MEALHADA, TERRA DE TURISMO.





































Terra Farta:
Três valiosos recursos fazem com que a visita a este concelho se torne inesquecível:
a magnífica Mata Nacional do Buçaco, as Termas do Luso e o célebre leitão da Bairrada, servido em inúmeros restaurantes da zona.
Região próspera:
O concelho da Mealhada localiza-se na parte sul do distrito de Aveiro e faz parte da Região Centro. Pertence à Área Metropolitana de Coimbra e é o principal centro urbano da sub-região vinícola da Bairrada. Sede de um município com mais de 20 mil habitantes, subdividido por oito freguesias e limitado por Anadia, Mortágua, Penacova, Coimbra e Cantanhede, a Mealhada situa-se em terreno plano, entre olivais, pomares e vinhas, na margem direita do afluente do rio Vouga, o Cértima. Com vestígios de fixação humana no Paleolítico, remonta ao ano 39 d.C. o marco milenário da Mealhada, que testemunha a passagem da via romana Conimbriga-Braccara Augusta pela região, com inscrições que referem o imperador Calígula. Sob a designação de Mealhada, aparece pela primeira vez documentada em 1288. No Buçaco assistiu-se, em Setembro de 1810, à derrota do invasor francês pelo exército luso-inglês comandado por Wellington e, em 1836, torna-se sede de concelho próprio, sucedendo à Terra da Vacariça, muito próspera durante a época medieval Elevada a cidade em 26 de Agosto de 2003, a sua economia assenta na agro-pecuária, especialmente na produção de vinho, leite, azeite e criação de gado.
Magia e romantismo:
A mata do Buçaco abrange 105 hectares de um património natural de valor incalculável, que inclui árvores raras e exóticas de todas as partes do planeta, originalmente introduzidas na zona pelos frades carmelitas, que ali estabeleceram um mosteiro, em 1628. Para além disso, abriga também um valioso património histórico, como as ermidas que evocam os Passos da Via Sacra, o Museu Militar consagrado à memória das Invasões Francesas e da célebre Batalha do Buçaco, ou a Fonte Fria, com uma cascata alimentada por nascentes naturais e emoldurada por uma escadaria de pedra. Considerado como um dos mais belos e românticos hotéis do mundo e bem no coração da Mata, encontra-se o Palace Hotel do Buçaco, inicialmente construído para pavilhão de caça do rei Dom Carlos e concluído em 1907. Esta obra sumptuosa é uma mescla de vários estilos, como o bizantino, românico ou manuelino. Já as conhecidas águas do Luso, que são engarrafadas e vendidas no país inteiro, também nascem no concelho, e as bonitas e requintadas termas proporcionam tratamento para diversos problemas. O património mais significativo do concelho inclui também as capelas de Santa Ana, do século XVIII, de São Sebastião e de São João Evangelista, no Luso, a igreja de Pampilhosa do Botão, o Posto de Atendimento da Rota do Vinho, a Talha dourada da Igreja Paroquial de Casal Comba, o Solar da Quinta do Carvalhinho, o Solar e núcleo museológico agrícola, na Vacariça, as aldeias bairradinas e as aldeias serranas. As principais festas são as do Carnaval e a Romaria em honra da Santa Ana, realizada em Agosto. O Leitão assado à Bairrada Passar pela Mealhada e não provar esta famosa iguaria é quase como ir a Roma e não ver o papa! Com o peso em vivo a oscilar entre os 6 e os 10 quilos, o leitão transforma-se numa iguaria ímpar que chama à estrada nacional 1, milhares de apreciadores. Temperado à boa maneira da tradição é enfiado no espeto durante duas horas em forno a lenha pelas mãos de especialistas que lhe dão voltas e mais voltas até ficar com o aspecto que lhe é característico! Não há dúvida que à mesa, o delicioso leitão de pele estaladiça domina a gastronomia local, mas há também outras especialidades como a chanfana, o arroz de pato à antiga, carne assada ou o bacalhau à lagareiro. Acompanha tudo com o saboroso pão da Mealhada, de fabrico tradicional e os excelentes vinhos, nomeadamente tintos aveludados e espumantes brancos, que podes provar em caves, adegas ou quintas da região. Por fim, os caramujos, doce de ovos de tradição secular, são, a par do folar da Páscoa, uma doçaria especial que não deves perder!
Aventura:
A serra, os campos, os pinheirais e os vinhedos a perder de vista, convidam a largos passeios e a caminhadas em plena natureza, desfrutando-se de um ambiente puro e acolhedor. Para os mais radicais, o tiro, a pesca, o cicloturismo, o BTT, a escalada, ou a canoagem, no vizinho rio Mondego, estão à tua mão. Eis um convite para um passeio tranquilo para descansar dos dias mais agitados da semana!

Simone e Víctor de Sousa na Mealhada




Espectáculo de música e poesia, no Cine-Teatro Messias, este sábado “Conversas de Camarim” é o título genérico de espectáculo de música e poesia, que Simone de Oliveira e Vítor de Sousa apresentam sábado, no Cine-Teatro Messias, Mealhada, pelas 21h30.

Os dois actores passam em revista histórias de bastidores, situações vividas atrás dos palcos, que são ilustradas por poemas ditos por Vítor de Sousa e alguns temas cantados por Simone de Oliveira, sempre ao som do piano de Nuno Feist. O espectáculo decorre em ambiente de tertúlia, num cenário de “mesa de café”, e conta com a projecção de slides de alguns momentos, alusivos às conversas, vividos, por exemplo, por Miguel Torga, Ary dos Santos, João Vilarett, Amália, Varela da Silva, entre outros. As reservas para o espectáculo “Conversas de Camarim” podem efectuar-se através do telefone 231 209 870 e os ingressos podem ser ainda adquiridos e levantados na bilheteira do Cine-Teatro, das 20h00 às 22h00, de quinta-feira a segunda-feira, ou das 15h00 às 18h00 de domingo.

NA PROCURA...


Olho o mundo que me rodeia,

Sinto o poder que me envolve

Na luz que me absorve o olhar,

Me domina e me seduz o pensamento.

Dou um passo em frente e flutuo,

Na calmaria da água cristalina,

Avanço a medo, mas não recuo,

Na magnífica paisagem que me instiga

A continuar na busca das respostas,

Que me mostram o verdadeiro caminho.

Caminho nesta água calma e luminosa,

Onde posso ser o que sempre fui,

Onde caminho no rumo do novo eu,

E descubro o que realmente sou.

A AMIZADE!


A amizade, o carinho, a sinceridade, o amor pela verdade, um pouco de felicidade que por vezes encontramos nos caminhos mais difíceis, menos esperados, porém não menos bem-vindos. Sou como o rio que corre, como uma planta que brota, como a chuva que cai, trago em mim a força da vida, conquistada pelas alegrias vividas que me fizeram sorrir, pelas tristezas que me fizeram chorar, pelas decepções que me fizeram crescer e hoje vivo, um dia de cada vez acreditando sempre que posso e serei feliz, sempre.

domingo, 11 de maio de 2008

A MEALHADA PRECISA DE UMA ESCOLA SECUNDÁRIA RENOVADA!...


A escola aberta à comunidade, è uma escola inteligente.
A Escola Secundária da Mealhada, è uma escola fechada, não comunica, não aceita criticas, mais grave não responde mails, de reclamações, fica indiferente ou zangada com quem a questiona sobre certos assuntos que a todos dizem respeito.
Será uma cultura escolar certa? Claro que não, não saber lidar com as suas próprias fraquezas, é não querer aprender, quanto mais ensinar.
Penso que existem descriminações: de ideais, de vidas passadas, de culturas denunciantes. Pena que um concelho, uma cidade como a Mealhada, merecia mais muito mais, talvez ninguém queira, mas eu quero fazer, e vou fazer uma exposição sobre factos reais, atrofiantes do sistema escolar desta escola à DREC.
Talvez assim o concelho executivo desta escola tome posições dignas de um estabelecimento escolar que nos dignifique, ou então se demita e dê oportunidade a outros que queiram e saibam fazer melhor, porque de certeza que há pessoas melhores, capazes de a dirigir.
E olhem as pessoas que criticam sem virar a cara, sem rancores, porque todos nós estamos sujeitos à crítica e por vezes ela é muito bem vinda.