segunda-feira, 17 de novembro de 2008

QUEM MENTE? A COMISSÃO EUROPEIA OU MANUELA FERREIRA LEITE?


1 - «Penso que não há qualquer atraso», afirmou hoje em Bruxelas o porta-voz para a Política Regional, Dennis Abbott, precisando que, no quadro dos fundos comunitários de 2007/1013, Portugal ainda só recebeu adiantamentos, já que, tal como acontece com a maioria dos restantes Estados-membros, ainda não foi finalizada a análise do sistema de controlo português para assegurar que os dinheiros da UE são devidamente utilizados.
«Antes de os fundos serem atribuídos para os projectos em Portugal, a Comissão tem de verificar aquilo a que chamamos a avaliação de conformidade», ou seja, que cada Estado-membro tem em marcha mecanismos adequados de controlo «para assegurar que os dinheiros comunitários são bem e eficazmente utilizados».
O porta-voz explicou que para cada Estado-membros ser reembolsado das despesas, é necessário que a Comissão Europeia dê «luz verde» à avaliação de conformidade, e «esse processo ainda não está finalizado» no caso português, sendo que «Portugal não está numa posição diferente em relação à maioria dos Estados-membros».


2 - "Provavelmente por interesses partidários e provavelmente para concentrar mais perto das eleições a entrada de fundos comunitários, tem-se prejudicado o país de forma inaceitável", frisou a dirigente social-democrata.
Intervindo no encerramento da 2.ª Universidade da Europa do PSD, que decorreu na Curia, Anadia, Manuela Ferreira Leite afirmou que "ainda não entraram quaisquer contribuições a que temos direito neste novo quadro comunitário" de apoio.
"Podem alguns imaginar que a culpa é da burocracia de Bruxelas, quando se trata de oportunismo e ineficácia dos nossos responsáveis", disse a antiga ministra das Finanças do Governo de Durão Barroso.

Agora, depois dos Órgãos de Comunicação Social nacional, é a Comissão Europeia que não pode escolher que informação ou comunicação pode transmitir?

Sem comentários: