segunda-feira, 10 de novembro de 2008

MEALHADA 2009: REBATER O PASSADO, COM UM DESEJO NO FUTURO!...


Havendo vários problemas que nos afectam neste momento como por exemplo:
A crise financeira a nível mundial, a crise entre professores e o governo (manipulação sindical), emprego (que não o há), etc.
Temos um concelho, a nossa terra, esta terra que eu amo tal com eu, muitos de vós! Aí está o motivo pelo qual penso que é preciso fazer reflexões sobre as autárquicas 2009.
Para olharmos, pensarmos nos dois maiores partidos do concelho da Mealhada.
Então temos um PS que comanda os destinos da Mealhada á várias décadas, um PSD que nas ultimas eleições concorreu com uma equipa jovem e com ideias novas, uma verdadeira alternativa ao PS.
Ainda que eu ache que o executivo liderado por Carlos Cabral, tenha feito um bom trabalho até ao momento como por exemplo:
Um concelho que tem 100% das infra-estruturas básicas (saneamento, água ao domicilio, lixo), obras que não se vêem, mas que todos nós sentimos e nos fazem sentir orgulhosos, porque uma grande fatia das autarquias ainda não conseguiu chegar a este patamar básico, temos um plano de requalificação do Luso (muito importante em termos turísticos), temos um parque urbano da cidade (antigos viveiros florestais), que a meu ver será a menina dos olhos da cidade, o teatro da Pampilhosa, o teatro do Luso este foi adquirido recentemente pela câmara, e nesta área de infra-estruturas culturais somo um concelho como poucos devido à nossa dimensão. Acreditando que o teatro do Luso seja restaurado e dinamizado ao serviço da cultura. Na parte das infra-estruturas desportivas, temos bons pavilhões gimnodesportivos em todas as freguesias, penso é que se deve dar uso delas, dinamizando o desporto, temos o estádio municipal da Mealhada, agora com boas condições para a pratica do desporto, campos de ténis, não me querendo alongar mais, entendo que tem sido feito um bom trabalho, mas acredito que pelo meio existem carências ao nível do mau aproveitamento infra-estruturas.
Afinal nem tudo nem tudo são rosas, também existem espinhos, tanto na parte desportiva, como na parte escolar (parque escolar), como na saúde etc.
Tudo isto tem um propósito, nas próximas eleições autárquicas todos nós devemos sufragar um novo executivo camarário. Que no meu entender deve ter o candidato Carlos Cabral, um candidato natural por parte do PS.
Carlos Cabral com uma boa equipa, e aí não me querendo imiscuir de quem é o melhor ou o pior, porém tenho uma certeza, Marqueiro foi um mau elemento como Presidente da Assembleia Municipal, isto porque se quis promover como o próximo candidato ao serviço do PS, ficando mal em várias fotografias, ao afastar-se do executivo deliberadamente, não estando presente em actos importantes só por divergências especulativas, mera “birra”, o que é lamentável e mostra a sua falta de perfil politico para se apresentar aos eleitores (mais tem uma fuga ao município só para se auto promover na AR), também representa um claro sim de interesses pouco esclarecidos, (lobbies locais).
Na oposição, o PSD tem um início bom neste mandato, isto mostra o motivo pelo qual os eleitores lhe deram um dos melhores resultados de sempre no concelho da Mealhada. Prova a qualidade da equipa do PSD liderada por Gonçalo Breda. Penso que a sua juventude, espírito de entrega às causas Mealhadenses. Fazendo o papel de oposição credível e dando lições de como se faz oposição ao poder Mealhadense.
Na minha opinião esta oposição só deixa de ser eficaz, quando aparece Cavalheira, Peres e também Marqueiro (PS, PAMM), aí começam os interesses corporativistas, interesses que minam a “democracia”! Por isso e outros motivos, penso que o PSD deve ter um candidato, mas credível que nos mostre alternativa sérias, de gente desprendida, com o propósito de servir o concelho (sem interesses corporativistas e ter ambição de mudança).
Por esta ordem de pensamento, encontro um vereador do PSD que tem trabalho, ambição de mudança (isso mostra-se na sua própria ambição no trabalho, de querer ser sempre melhor).
Assim sendo, temos duas comissões políticas (PS, PSD).
A 1ª que por interesses muito particulares, o seu presidente bate-se para ser ele próprio o candidato à câmara, porque tem o apoio de militantes na sua grande maioria do Luso (Jorge Carvalho o “manipulador”). Mas, este dito candidato (Marqueiro) se lhe derem um lugar elegível nas legislativas de 2009, esquece a mania de se sobrepor ao candidato natural do PS à câmara (Carlos Cabral).
Em 2º com ums problemas de “esquizofrenia” em meia dúzia de militantes com muitos interesses particulares. Estes senhores destroem o discurso político do PSD (António Miguel Ferreira, mais conhecido por Tó Miguel), ao qual não estávamos acostumados…
Tó Miguel é o peão que descredibiliza o PSD, com insultos, insinuações, pondo em causa tudo e todos.
E é pena que o “Rei” PERES tente apear todos os militantes do PSD no servilismo puro e duro.
Por um Hospital que é bom, mas não serve a maioria da população. Porque entrando-se neste hospital doente, no fim do atendimento ainda se fica mais doente, porque ou se tem contas chorudas, ou se faz uma hipoteca para arranjar dinheiro para pagar a conta.
Os hospitais privados por muito bons que sejam, não podem ser as câmaras a financia-los, quando esta câmara até já lhe atribuiu um subsídio de 500 mil euros, dinheiro que é de todos os munícipes. Quando a santa casa da misericórdia não dá nada aos mais “famintos”, porque se acha na posição de nada dar, mas sim receber, porque não conhecem a palavra solidariedade. O assunto de financiamento deve, e pode ser tratado com o Ministério da Saúde, para que se façam protocolos, até porque já tem alguns.
Conclusão, por este e outros assuntos particulares, amarra-se um partido, não deixando aparecer um candidato consensual.
Candidato este que poderia ser João Pires, homem que quer trabalhar, transparência e homem desprendido de lobbies.
Então, para que o povo possa escolher o próximo Presidente de Câmara, deveria ser Carlos Cabral (PS), João Pires (PSD). Este é o direito que o concelho da Mealhada deve ter para escolher por estes dois partidos, e ganhe o melhor ou mais útil ao concelho da Mealhada.
Não merecemos um retorno ao passado, temos é de acreditar no futuro, num concelho mais próspero e livre de “Máfias”!...

4 comentários:

Anónimo disse...

Escreves:
“Marqueiro foi um mau elemento como Presidente da Assembleia Municipal”
“Tó Miguel é o peão que descredibiliza o PSD, com insultos, insinuações, pondo em causa tudo e todos”
1º: És mais primário que os benfiquistas mais primários. Quando algo ou alguém bole com o teu primarismo protohistórico, investes, nem que seja contra o Presidente da Concelhia do teu partido. E porquê? Porque, primáriamente, consideras que ele foi contra o PS, só porque algumas vezes revelou discordância em relação á linha “oficial” dominante.
2ºPara não te chamar primário de novo, queres concretizar que insultos e insinuações têm partido do Tó Miguel? E onde é que ele põe em causa TUDO e TODOS? Factos concretos, por favor. Não alusões difusas.
Com franqueza, nem sei porque é que continuo a visitar, de vez em quando, os teus anti-THOUGHTS. Escreves mal, os teus thoughts, de thoughts não têm nada, o teu cérebro em vez de segregar thoughts mais parece escorrer baba de caracol - só thoughtas asneiras. Talvez seja o meu fascínio para tentar entender os mecanismos da estupidez, o que aqui me traz...
Vá lá, insulta-me, que é o que sabes fazer!

Anónimo disse...

És de facto rancoroso…não passas de um peão, mais um joguete nas mãos de alguém.
Esse alguém manipula-te, e tu tentas manipular, mas sem sucesso, porque o feiticeiro geralmente vira-se contra o feiticeiro.
Tenho pena de ti… Tó Miguel!

Anónimo disse...

Pôrra Egídio dizias tão mal do João Pires há tão pouco tempo...a experiência que tu e a tua esposa tiveram no Jardim de Infância com ele não foi negativa?
É que há pouco tempo apelidava-lo de só procurar o "palco" a troco de tudo...nem que não fosse uma ou outra "facadita nas costas".
Não te entendo...

Egídio Peixoto disse...

Caro anónimo das 13.54 h,

As minhas discordâncias ou concordâncias com João Pires, em nada tem a ver com o trabalho do João Pires no Jardim-de-infância, como presidente do mesmo.

1º Eu não sou colaborador do mesmo, nem nunca o fui.

2º A minha mulher como directora técnica do mesmo, teve uma relação de trabalho com o João muito positiva ao serviço da solidariedade na Mealhada, e quando digo solidariedade, é mesmo solidariedade, porque é uma instituição que se preza por a prestar, ao contrário de muitas.

3º Gostaria que o meu caro anónimo, não misturasse a minha mulher em assuntos pelo qual ela não tem nada a ver, porque é isenta a nível partidário, e muito mais ao nível profissional, embora eu não precisasse de dizer, visto que esta mulher tem o reconhecimento da comunidade Mealhadense e isso é inequívoco. O que me faz sentir orgulhoso da mulher que é minha esposa.

4º Em relação ao que diz de “palco”, “a troco de tudo”, disse como critica a um homem público e não mais do que isso. Agora também lhe posso dizer que o João ao gostar de palco, é porque quando está em palco surpreende-nos com as qualidades de trabalho, isenção, rigor e qualidade no empenhamento em servir a causa pública.

5º Ao dizer não me entender, é fácil, o PSD precisa urgentemente de candidato “sério”, então, na minha opinião aqui o tem. Um homem que tem capacidades, grandes capacidades de abraçar a causa pública como poucos no PSD, isso tenho a certeza.

6º Agora por o considerar uma pessoa talentosa, não invalida que eu pense que poderia ter um pouco menos de vaidade, mas isso não tira o apreço que tenho pelo mesmo.

7º Eu sei separar as águas, coisa que talvez o meu amigo não saiba. Isso para mim é muito importante, porque eu não tenho a mesma ideologia politica do João, por isso discordo dele em muitas coisas. Mas não invalida o meu reconhecimento como o vosso melhor candidato à Câmara Municipal da Mealhada, porque é um passo que o PSD tem de dar para caminhar rumo ao futuro, e não amarrar-se ao passado. Há pessoas que também respeito, mas às quais penso existirem muitos interesses corporativistas.
A Mealhada não precisa dessa gente para comandar o concelho, precisa delas sim, como pessoas activas.

PS: penso que fui claro, e gostaria que quando me quiser criticar tem todo o direito, o dever de o fazer, mas não utilizando uma mulher que não está presente para se defender e pela qual deve a haver respeito, porque é uma mulher com provas dadas de isenção, profissionalismo, respeito pelo seu semelhante, com um gosto de ajudar o próximo sem protagonismos, por isso a comunidade Mealhadense sabe e mostra-lhe esse mesmo reconhecimento.

Cumprimentos!