quarta-feira, 17 de junho de 2009

Que mal lhes fizeste, Sócrates?


Os jornalistas, em geral, não gostam de Sócrates – e o inverso também deve ser verdadeiro.
Esta história da maioria absoluta versus maioria parlamentar, é mais um exemplo.
Questionado à entrada para a reunião da comissão política do PS, Sócrates disse aos jornalistas que pretende uma maioria parlamentar nas próximas legislativas.
Parlamentar? – espantaram-se os jornalistas. Então tu não queres uma maioria absoluta, ó Sócras?!
E, à saída da reunião, voltaram ao ataque: afinal, queres uma maioria parlamentar ou uma maioria absoluta, pá?
E o pá respondeu: “A maioria parlamentar é uma maioria absoluta, que eu saiba, a não ser que haja outra maioria parlamentar que permita governar sozinho, só a maioria absoluta”.
Que confusão, na cabeça deste primeiro-ministro!
O que vale é que os jornalistas explicam tudo.
Diz a jornalista do Público, Maria José Oliveira: “Maioria absoluta e maioria parlamentar possuem diferentes definições. A primeira, uma maioria qualificada (50 por cento mais um), não implica necessariamente a maioria de um só partido político, bastando lembrar a aliança governamental entre o PSD e o CDS/PP, que assim detinham o maior número de votos no Parlamento. A maioria parlamentar, por seu lado, pode ser uma maioria absoluta, é certo, mas também uma maioria relativa, esta última habitualmente controlada por apenas uma força partidária (embora também existam coligações minoritárias).”
Perceberam?
É tão claro! Absoluta é a maioria que, embora podendo ser de um só partido, como a actual, do PS, também pode ser de uma coligação; maioria parlamentar é, digamos, quer dizer, enfim, também pode ser absoluta, mas se calhar é relativa, a menos que existam coligações… ou não.
Espantosos, estes jornalistas!
Se querem bater no Sócrates, façam o favor; mas, já agora, sejam um pouco mais inteligentes, caramba!

O Coiso

2 comentários:

Anónimo disse...

E era tão facil de explicar: Maioria parlamentar é ser detentor do maior numero de lugares no Parlamento.
Maioria absoluta é ser detentor de 50% mais um lugar no Parlamento.
Se estamos a falar de Parlamento, todas as maiorias, tal como as minorias, são parlamentares.

Anónimo disse...

O Carlitos mete dó. Depois de ter tentado ser director enfermeiro do Lorvão e ter tido uma derrota que não lembraria o diabo 78 a 3, depois de ter tentado ser presidente do PSD na Mealhada e ter a maior derrota de sempre, depois de ter tentado ser director no Hospital da Mealhada e de Peres lhe ter dado um chuto, depois de pedir a Carvalheira um lugar na lista da Câmara e este lho ter negado, depois de se fazer ao PS para ir na lista do PS e Marqueiro o ter mandado bugiar, depois de ter tentado ser candidato numa lista independente e ninguém o ter apoiado não lhe resta agora no fim do mandato fazer tudo para dar nas vistas. Dar nas vistas a qualquer preço, sem pudor e sem razão. É o chamado grito do Ipiranga! O coitado do Carlitos anda mesmo desesperado. Por favor ajudem-no.