terça-feira, 9 de junho de 2009

CAVES MESSIAS EM ALTA, PARABÉNS!


O Tinto das Caves Messias distinguido com ouro em França

O vinho da Bairrada «Quinta do Valdoeiro Syrah 2007», das Caves Messias, foi distinguido em França com uma medalha de ouro no concurso internacional Syrah du Monde 2009, foi hoje anunciado.

José Vigário, administrador das Caves Messias, disse à agência Lusa que esta distinção «é um reconhecimento importante para a empresa, mas também para a região» da Bairrada.

O vinho premiado, da variedade «syrah», originária de França e actualmente cultivada em países de vários continentes, é produzido com uvas de uma parcela de vinha com quatro hectares.

Nos últimos 15 anos, a empresa da Mealhada apostou na reconversão das suas vinhas da Quinta do Valdoeiro, optando pela «diversificação das castas tintas».

A «syrah», segundo José Vigário, «é uma casta que se adapta muito bem aos terrenos da região».

Esta foi uma das variedades estrangeiras introduzidas, «sem nunca deixar as castas tradicionais e nacionais», sublinhou.

«Uma distinção brilhante, que comprova que os vinhos da Mealhada, neste caso concreto os vinhos das Caves Messias, são reconhecidos internacionalmente como sendo dos melhores vinhos do mundo», congratula-se hoje a Câmara Municipal da Mealhada.

Numa nota à imprensa, a autarquia salienta que esta distinção «prestigia a região» da Bairrada e o projecto «Água, Pão, Vinho e Leitão - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada», que visa promover e proteger a qualidade dos produtos locais mais apreciados.

O vinho Quinta do Valdoeiro Syrah 2007, que integra a marca gastronómica «Água, Pão, Vinho e Leitão - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada», recebeu a única medalha de ouro portuguesa no concurso Syrah du Monde 2009, que decorreu em fins de Maio, em Ampuis, França.

A empresa Caves Messias foi fundada em 1926, por Messias Baptista, que manteve a administração da empresa até 1973, sendo hoje a administração assegurada por descendentes da família.

O volume de negócios anual ronda os 10 milhões de euros, segundo José Vigário. A empresa comercializa quase cinco milhões de garrafas de vinho por ano.

Além dos vinhos da Bairrada, onde está a sede da companhia, tem produzido e comercializado vinhos de mesa das principais regiões demarcadas do país (Dão, Bairrada, Douro, Beiras e Vinho Verde), além de vinhos do Porto.
Sessenta e cinco por cento da produção da empresa é dirigida à exportação.
Diário Digital / Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos parabens às caves messias!!! Pode ser que assim a bairrada deixe de ter apenas como registo os 2% de total de vinhos consumidos em portugal...