segunda-feira, 8 de junho de 2009

A SANTA FILOMENA, A MILAGREIRA, A ROMEIRA...


Santa Filomena só foi encontrada nas pesquisas RFM (Rede Filomena Maquiavel) da Mealhada, no século XXI sem dia certo, talvez porque neste momento não sei precisar. O seu gabinete está intacto, facto realmente raríssimo, e foi aberto na presença de autoridades civis, religiosas e peritos leigos. Durante as diligências, encontraram: três placas de terracota, com as seguintes inscrições: "a família e as cunhas são a escolha mais acertada" a placa de Filomena tinha os entalhes de uma palma, três salvas, uma âncora, um chicote e um lírio, indicando a forma da sua vida como autarca.
Dentro dele (gabinete) estavam as relíquias do corpo de um homem e um pequeno frasco com um líquido vermelho ressequido. Os peritos verificaram que o corpo era de um homem de meia-idade, que tinha o crânio fracturado e que teria vivido no século XX e XXI. Assim, finalmente, foram encontradas as relíquias da jovem santa Filomena, que ficaram sob os cuidados da "Ordem da Arrogância" embora várias ordens a quisessem ao seu cuidado, então, seitas de falsas feitorias eram muitas, e um líder de um país hispânico, tentou a todo o custo ser o fiel depositário de todo o seu espolio, pois considerava que só assim se eternizaria para toda a vida, pois a família era também numerosa e o afortunado, não tinha o mesmo discernimento que a santa, precisava de der abençoado por ela, para que nesse país reinasse para sempre. Fosse dono de tudo, embora o seu discurso é que tudo que é do povo, é do povo. Mas ele é quem mais ordena e manda na fortuna do país, mas é mais um subornador de um povo, não irei divulgar o nome deste homem devido ao respeito que tenho pela sua beatificação, única pois será a única feita em vida, visto que segundo consta a santa Sé, será pela primeira vez dona de um poço de petróleo...
Voltando a santa Filomena o caso raro na nossa Mealhada as relíquias foram transferidas para o museu da casa quinhentista, visto que a capela de Sant'ana propriedade do Provedor Peres não aceitou. Mas graças a tal acto a Pampilhosa tornou-se a capital da real confraria da cunha, e então os milagres que foram alcançado por intercessão da santa Filomena. Então sem que ninguém pensasse, ocorreram em muitas outras partes do mundo bairradino o inesperado. A casa museu tornou-se um santuário e um centro de intensa e frequentes peregrinações.
O papa Bento XVI em 2015, foi à casa Museu de Santa Filomena, na Pampilhosa, e celebrou uma missa na casa em agradecimento à graça e intercessão da santa, que o curou de uma doença "grave". Outros padres e não só declararam-se fiéis devotos de santa Filomena, entre eles Carvalheira, que a proclamou "a grande milagrosa do século XXI".
Foi o Bento XVI que a nomeou "Padroeira do Calvário mealhadense" e escolheu o dia 07 de Junho para a sua festa.
Entretanto as sequências de estudos e descobertas posteriores mostraram que a santa Filomena havia sido utilizada, ao longo e anos, para dar guarida a muitos, e tornar muita gente em mártires.
Que usou e abusou da cidadania de um povo em proveito próprio!

O estudo é ficção, mas geralmente a ficção torna sempre as lendas vivas e algumas que como esta lenda irão ser bem premiadas bem...
Qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência.
Louvada seja a santíssima, que Deus nos mostre um caminho, o caminho da verdade!

Sem comentários: