quinta-feira, 11 de junho de 2009

CAVACO: HOMENAGEM TARDIA!...


Todas as homenagens a Salgueiro Maia prestadas seja por quem for são merecidas, o capitão de Santarém é o símbolo dos melhores valores de Abril, a generosidade, o respeito pela democracia, a defesa das instituições democráticas. Mas a homenagem prestada por Cavaco Silva parece mais uma forma do ex-primeiro-ministro limpar uma nódoa do seu currículo político do que a homenagem de alguém que admira verdadeiramente o capitão Salgueiro Maia.
Se Cavaco Silva tivesse uma verdadeira admiração por Salgueiro Maia não lhe teria recusado a merecida pensão quando era primeiro-ministro, alinhando aos militares que aproveitaram as circunstâncias para se vingarem do maior símbolo de Abril. Salgueiro Maia foi um jovem capitão que arriscou tudo na vida ao mesmo tempo que o jovem Cavaco Silva iniciava a sua carreira de economista sem grandes laivos de coragem política, conformado com o regime e mais preocupado com o seu sucesso do que com a liberdade dos portugueses. O bem sucedido Cavaco Silva foi quem mais tarde decidiu que o capitão de Abril deveria pagar pela ousadia que demonstrou recusando-lhe a pensão a que tinha direito.
Qualquer homenagem que Cavaco agora preste pode ser simbolicamente importante e enquanto Presidente da República não faz senão o seu dever, só é pena que enquanto primeiro-ministro não o tenha feito.
Jumento

10 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Apesar de tudo isso "mais vale tarde que nunca" e é sempre tempo de fazer reclassificações.
As injustiças de uma vida não se apagam numa hora e a que Cavaco Silva fez a Salgueiro Maia não desapareceu com esta homenagem. Porém, e diga-se em abono da verdade, mesmo que se trate apenas de limpar uma nódoa a preocupação em limpá-la merece ser relevada.


Abraço

Quintanilha disse...

Esta atitude de Cavaco Silva, no meu enteder, foi um enorme gesto de cinismo e de hipocrisia.

Jolly Jumper disse...

Nem sempre o "mais vale tarde do que nunca" tem razão de ser!

Anónimo disse...

Bem abençoado veterinário!!
Eu explico: Um passarinho contou-me que o cachopo vereador do Canedo andava muito triste até conhecer um veterinário. Esse veterinário arranjou-lhe trabalho. Pediu-lhe para falar do seu concurso para veterinário, depois pediu-lhe para falar da exploração do seu parente em Mala e mais tarde dos viveiros florestais.
O cachopo na Assembleia Municipal tentou demonstrar que mal conhecia o veterinário para que ninguém desconfiasse que quem lhe dava as ideias era o veterinário. Como tudo se sabe neste concelho já lhe descobriram a careca.
Está desvendado o caso, nunca faz nada pela sua cabeça. Está sempre à mama.
Ao menos podia pagar uns copos ao veterinário mas parece que ainda é o veterinário que lhe tem que pagar.
Carlitos devias ter vergonha de andares a dizer que tens ideias que afinal não são tuas.
E podias mentir menos. Todos sabemos dos teus encontros com o veterinário. Mitómaniaco.

Anónimo disse...

O pobre nunca trabalhou o que queriam que ele fizesse? No Lorvão a dar injecções como podia ter ideias? Este veterinário é que devia estar no lugar dele como vereador. Ao menos falava na primeira pessoa. Este infeliz só se sabe aproveitar e usar os outros.

Egídio Peixoto disse...

Eu publico: mas quem é carlos marques neste assunto mde salgueiro Maia e cavaco. Penso que nada O carlos é um simples autarca falido politicamente, Salgueiro maia foi é um herói nacional Cavaco é o presidente da republica que prestou a homenagem devida, que emendou a mão, porque quando foi primeiro-ministro errou e muito perante este vulto da revolução.
Para o carlos marques a diferença é de 0 a 100% pois carlos tenta a todo custo ser falado ser famoso mesmo, QUE SEJA SÓ na MEALHADA, SALGUEIRO MAIA NUNCA QUIS SER PROTAGONISTA, MAS FOI ELE O GRANDE PROTAGONISTA DE ABRIL.
CAVACO SÓ SE VERGOU PERANTE ESTE HOMEM DIGO EU PORQUE NÃO TINHA COMO FUGIR ESTAVA EM SANTARÉM, ENTENDERAM!...

Anónimo disse...

Perguntem ao garoto do Carlos Marques que passa a vida por aqui a envenenar as pessoas e a falar mal de todos e mais alguns. Basta seu garoto. Vai cuidar da cabeça para o Lorbão.

Anónimo disse...

Na tropa uma pessoa com o carácter desse rapaz chamava-se chibo.
O chibo da Pampilhosa.

Anónimo disse...

A unica coisa que entusiasma os bloguistas anónimos é a dupla Jorge Carvalho e Carlos Marques.

daijoji disse...

Warm regards from Poland! :-)