quarta-feira, 1 de julho de 2009

FALAR VERDADE, QUE VERDADE?


As dúvidas de Manuela ferreira leite:

Com toda a certeza não estará senil, mas...
As suas dúvidas, ou faltas com a verdade deitam por terra a campanha falar “verdade”.
É que assim todos nós falamos verdade, nem que tenhamos uma amante e a negamos com juras e promessas à nossa companheira.
Senão vejamos: a Dr.ª Manuela ferreira leite veio
Responder a Henrique granadeiro, com a seguinte argumentação:

1. Corrigiu Henrique Granadeiro, que falou em pressões para a venda da rede fixa pela PT. “A decisão política já estava tomada pelo Governo socialista do engenheiro António Guterres quando cheguei ao Ministério das Finanças”, afirmou.

2. Sobre eventuais tentativas do Governo PSD de influenciar a linha editorial do “DN” e do “JN”, Manuela Ferreira Leite admite que, se tal aconteceu, foi errado. “Se o PSD fez isso, só tenho a considerar que fez mal. E é não pelo facto de um dia nós termos feito uma coisa mal que eu posso deixar de criticar algo que está feito mal”, disse. E insistiu: “Se fez, fez mal, não devia ter feito”.

Acontece que a venda da rede fixa da PT foi realizada em 11 de Dezembro de 2002, era Manuela Ferreira Leite ministra de Estado e das Finanças e já António Guterres não estava no Governo há quase um ano.

Mesmo que - admitamos a hipótese-sacode-a-água-do-capote da Dra. Manuela - a "decisão política" tivesse sido do Governo anterior, o PSD poderia ter seguido o alto sentido ético da sua Ministra de Estado: "Se estava mal feito, não devia ter sido feito".

Mas, claro, como a própria admitia na altura: Aliado a outros factores, o encaixe do valor da venda da rede fixa agora aprovada faz com que "estejam reunidas as condições para que o défice orçamental previsto para 2002 se cumpra".
Por o Porta -voz do PS diz:

João Tiago Silveira, acusou hoje a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, de ter "faltado à verdade" ao recusar-se a assumir a responsabilidade pela venda da rede fixa à Portugal Telecom (PT).
Em declarações aos jornalistas, num hotel de Lisboa, onde decorreu uma reunião do Fórum Portugal de Verdade do PSD, Manuela Ferreira Leite contrariou o presidente do conselho de administração da PT, Henrique Granadeiro, dizendo que a venda da rede fixa foi decidida pelo Governo socialista de António Guterres.
No entanto, o porta-voz do PS refutou esta posição da líder social-democrata, dizendo que há provas que contrariam essas afirmações da ex-ministra de Estado e das Finanças do Governo de coligação PSD/CDS/PP.
"Foi o Governo PSD/CDS/PP que aprovou a venda da rede fixa à PT, quando a Dr.ª Manuela Ferreira Leite desempenhava as funções de ministra de Estado e das Finanças, através da resolução do Conselho de Ministros 147/2002 de 11 de Dezembro de 2002. É preciso realçar que esta resolução do Conselho de Ministros foi aprovada oito meses depois de o Governo de Manuela Ferreira Leite estar em funções", contrapôs o porta-voz do PS.
De acordo com o dirigente socialista, perante este calendário de aprovação, Manuela Ferreira Leite "podia perfeitamente não ter vendido a rede fixa à PT, mas quis fazê-lo".
"Essa mesma resolução do Conselho de Ministros do executivo PSD/CDS/PP delega em Manuela Ferreira Leite, na sua qualidade de ministra de Estado e das Finanças, os poderes para outorgar em nome do Governo o contrato de compra e venda da rede básica de telecomunicações e da rede de telex", apontou ainda o porta-voz do PS.
Para João Tiago Silveira, esta declaração da actual líder do PSD "também demonstra que a própria drª Manuela Ferreira Leite, em Outubro de 2002, diz que a escolha da venda da rede fixa à PT é uma decisão sua".
"Diz igualmente que a decisão sobre o preço de venda é também uma decisão sua. Reconhece que nesta data não estava tomada qualquer decisão sobre a venda e sobre o preço da rede fixa. Pelo contrário, a drª Manuela Ferreira Leite revelou à Assembleia da República que controlava o processo de venda e que a concretização dessa venda dependia do preço que mais tarde veio a ser fixado pela própria drª Manuela Ferreira Leite", acrescentou.

Para o porta-voz do PS, "estes factos provam cabalmente que a decisão de vender a rede fixa à PT foi uma decisão política de Manuela Ferreira Leite e do Governo que lhe delegou essas mesmas competências, assim como foi sua a decisão do preço dessa venda".
Parece que manuela está como Dias loureiro:
A Dra. Ferreira Leite não se lembra de alguma vez ter feito pressões editoriais quando esteve no Governo.

A memória - vidé Dias Loureiro - é um bem escasso pelos lados da São Caetano.
Mas, admitamos, talvez a Dra. Manuela tenha razão.
Como o Miguel em tempos demonstrou, a antiga Ministra de Estado não precisava de sujar as mãos com essas coisas. Havia quem o fizesse por ela:

Quando dizem que foi ela que começou a história do TGV, ela desmente e diz que só fez estudo e não se responsabiliza por nada e que o da frente podia parar se quisesse. (A culpa é do da frente...)

Agora na venda da rede, a culpa também não é dela, já estava tudo feito, não foi ela, só fez o que tinha sido começado por outros, já não podia parar e também aqui não é responsável por aquela venda (meter aqui qualquer eufemismo para as várias venda e privatizações que efectuou com o objectivo de disfarçar o défice que o seu governo foi acumulando)...

Esteve lá, mas não é responsável por nenhum dos papeis que assinou... Afinal como poderia ser... Vergonhoso!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

algo mudou, o Pedro Costa elemina todos os comentários?
Será que o bloguista está com medo? foi ameaçado ? estranho um blogue ceder a pressões...

Pedro Costa disse...

Fui pressionado.
Foi-me prometida uma quantia obscena.
Fui seduzido.
Pecador me confesso!
Quando virem o meu nome no topo do organigrama do Hospital da Misericordia da Mealhada, compreenderão o meu acto.