quinta-feira, 16 de abril de 2009

GAIUS E AS SUAS FOBIAS!...


Este é o post do Milha Calígula: Dr. António Miguel Ferreira, o advogado das galerias São Sebastião Anadia.

"Era uma vez uma Câmara muito rica, muito rica mas muito probrezinha de espírito.
Nessa Câmara existiam 400 funcionários e no Município em questão para cima de 5000 habitações contribuintes de IMI. Para o ano de 2008 a vereadora dona da bola de cristal previu que ao fim do ano gastaria uns 9 milhões de euros em salários a funcionários e acarredaria uns 2 milhões de euros em impostos sobre o património dos munícipes.Nesse mesmo ano, não morreu, não se despediu nem foi despedido nenhum funcionário, pelo que no fim do ano as continhas bateram todas certo e a "Maga Filomena" teve uma execução orçamental da despesa de 100%.Também nesse ano não se construiram nem se demoliram quaisquer habitações, pelo que também aqui a vidente vereadora executou 100% da receita prevista.No fim de ano, perante tais brilhantes resultados, a Câmara estava efusiva e fez uma grande festa... mas o Povo estava descontente!Perante tal ingratidão, do alto da sua petulância, o Presidente chamou meia dúzia de súbditos aos quais perguntou:"Meus servos, não vos compreendo!! Fomos nós brilhantes a executar um orçamento e mesmo assim não estão felizes!! Que se passa?"Logo um munícipe mais afoito lhe disse:"Sabe Vossa Alteza, é muito lindo dizer que a Câmara é brilhante na execução dos Orçamentos, quando a única coisa que faz é pagar salários a funcionários e cobrar impostos aos munícipes. O chato é que são os vizinhos que têm museus, teatros acabadinhos de estrear com programação cultural atractiva, mercados municipais novinhos, limpinhos e arejados, zonas desportivas de qualidade e iniciativas quase diárias em conjunto com as escolas e instituições.""Fazer continhas de somar e subtrair daquilo que é mas que certo até eu as faço na minha mercearia e não sou Presidente de Câmara".O ilustre Presidente, descoberto que afinal "o rei vai nú", lá foi apressado inaugurar a obra do século... o parque parkour da Mealhada.Benditos caracóis."

Ave Caesar

Este é o meu comentário, o que não foi publicado pelo Gaius.

Porquê?

Será que o Gaius não gosta das verdades...

Será que o Dr. do PSD não gosta da Verdade?

Aqui vai Gaius (Tó Miguel), não publicaste no Milha, publico eu.


Caro Gaius,
A comparação é sempre com a mesma terra Anadia.
Será que ainda não percebeu que não há comparação possível entre a Mealhada e Anadia?
Na Mealhada nem tudo é perfeito, de acordo, mas pelo menos distribui os equipamentos desportivos, culturais, e sociais pelo concelho.
Anadia, têm tudo instalado na sua sede de concelho, o que quanto a mim é uma vergonha, não falando na política do deita abaixo que se pratica em Anadia, porque como sabe, ou pelo menos devia saber, em Anadia nada se recupera ou preserva, tudo se deita no chão e, depois ergue-se de novo, é a terra em que a politica do betão predomina (veja-se o teatro antigo que o deixou cair depois de o comprar à misericórdia ai ainda bastante recuperável).
Há mais, veja só a rua central de Anadia (Júlio Maia, a rua pedonal, que de pedonal nada tem) e veja o risco que se corre com os prédios em ruína absoluta (um deles com mais de 16 anos em ruína depois de um incêndio), em que os comerciantes têm medo da tragédia, que um dia destes pode acontecer, não falando na sanidade pública nesta mesma rua com os ratos por todo o lado devido aos ditos prédios em ruína absoluta.
Quanto ao mercado tem de estar mais atento à satisfação dos anadienses, porque ela é nula, pois o centro desta cidade está morto e, com todas estas mudanças, estes arejamentos, como lhe chama, Anadia cheira, melhor fede.
O dito centro desportivo só pode ser melhor que o da Mealhada no sentido de estar tudo junto, muito juntinho e, como não existe nada em nenhuma terra ou vila do concelho. Um concelho grande como é o de Anadia, então tudo se concentra, tipo tomate enlatado. Actividades culturais? Não sei ao que se refere, a não ser a feira da vinha e do vinho, porque não há mais nada, até porque o teatro de Anadia novinho como diz, mas que custou a nascer devido aos vários erros de construção, e porquê? Porque o Prof. da telescola, é presidente, arquitecto, engenheiro, capataz, e licenciado no quero posso e mando sem olhar a quem!...
Na Mealhada há alguém parecido na vereação, a dama também sabe de tudo e manda em tudo, é a mulher dos sete ofícios, mesmo comparáveis, e aí estamos de acordo.
Temos duas pessoas parecidas em câmaras diferentes, mas isso - eu já tinha descoberto há muito tempo, e quem tem culpa é quem lhe dá trela.
Quanto ao parque da cidade da Mealhada penso que não há nada a criticar, a não ser não ter sido feito há muito mais tempo. Em Anadia o meu caro Gaius tem de descobrir um espaço verde porque eu não conheço, conheço sim muitos sítios em betão, mesmo um sítio bonito como o Monte Crasto, um sítio natural com uma vista magnífica, não tem sido aproveitado como um espaço de lazer, pois tem todas as condições para ser a jóia verde de Anadia, isto claro se Litério não se lembrar de construir mais uma grande superfície, em cima do cemitério, visto que para ele (Litério), os espaços de lazer são as grandes superfícies.

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

O poder local é constituído por feudos em que os senhores feudais tudo podem. Uns têm uma visão mais ampla e sempre vão colorindo os seus interesses e poderes com umas inaugurações para o povo bater umas palmitas. Outros ficam iguais a si próprios, matematicamente exactos, socialmente incompetentes e estrategicamente incapazes.

Abraço