terça-feira, 28 de julho de 2009

SOBRE OS ANÓNIMOS


Acho que já escrevi isto aqui: Os anónimos podem ser divertidos ou deprimentes, dependendo dos dias, mas são sempre repugnantemente cobardes e ofensivos para a democracia e a liberdade.Dizer (e fazer) coisas às escondidas é uma forma de cobardia miserável, que lembra os 'chibos' do tempo do fascismo, do estalinismo, ou da China comunista.
Em Portugal há liberdade de expressão há mais de 30 anos. As pessoas podem dizer o que lhes apetece - como este blog demonstra - sem terem de odiar quem não concorda com elas, nem temer represálias. O Código Civil já não tem uma secção para delitos de opinião.
Não há nada mais saudável nem divertido do que uma discussão inteligente, em que ambos os lados estão dispostos a mudar de opinião se os oponentes apresentarem melhores argumentos. Richard Dawkins conta que viu um professor dele mudar alegremente de opinião durante uma aula - abandonar uma opinião que tinha defendido apaixonadamente durante anos - e que essa experiência o marcou para toda a vida.
Eu costumava ser um jovem reaccionário, membro da JC, e tive até um casaco verde (o uniforme 'pinheiro manso' da JC). Fui formando dos cursos do IDL (acho que em Portugal era um eufemismo para CIA) e fui eleitor da AD. Mas nunca deixei de me dar com os meus amigos comunistas, anarquistas e socialistas.
E nunca quis matar ninguém. Nunca me levei suficientemente a sério. Mudei de opinião (vergonhosamente tarde, aos 23 ou 24 anos) quando comecei a viajar e a alargar o âmbito das minhas leituras. Talvez por isso, ser confrontado com comentários anónimos - tantas vezes "palermas" e às vezes insultuosos - é um bocado deprimente.
Depois de tantos anos, como é que se pode ainda ter medo das opiniões próprias e escrever estas coisas, tantas vezes anódinas, pela calada, anonimamente, como se cada frase fosse um crime? Ainda não perceberam para que serviu o 25 de Abril?
Felipe Castro

5 comentários:

Sérgio Bandeira disse...

O 25 de Abril serviu também para quem quiser ser anónimo, o poder fazer sem esperar reacções e imposições dos outros.

O facto de se esconderem atrás dum anonimato pode ser a melhor forma de se mostrarem. Já pensou nisso, vizinho?

Agora, nunca, mas nunca, o anonimato poderá servir para esconder a cobardia e a falta de educação das pessoas.

Se o Sr. José Sócrates quiser vir aqui mandar umas papaias anonimamente, de forma a contribuir e enriquecer a discussão, eu acho muito bem.

Se o cidadão comum (conhecido ou não), anónimo, vem para aqui dizer disparates e contra os outros comentadores, leitores ou até o autor, acho mal, obviamente.

Quanto à sua mudança de opinião...
Sinceramente, acho que fez mal!
Nunca se muda de opinião, evolui-se... :D

Anónimo disse...

O 25 de Abril tb serviu para se poder ser anónimo.visito frequentemente os blogs bairradinos(leia-se Mealhada)incluindo o seu e acho perfeitamente extemporaneo este post.Já agora o texto é mesmo sobre si?
P.S.naõ gostei da imagem

Sérgio Bandeira disse...

Repito:

Se o cidadão comum (conhecido ou não), anónimo, vem para aqui dizer disparates e contra os outros comentadores, leitores ou até o autor, acho mal, obviamente.

Anónimo disse...

A mundança de imagem teve a ver com o comentário?
Se foi, agradeço.

Egídio Peixoto disse...

Sim, foi devido ao comentário que troquei a imagem. Percebi que a imagem tinha um conteúdo muito forte, um pouco até insultuoso, portanto como no blogue eu “oiço” a opinião dos visitantes com atenção, fiz o reparo.