sexta-feira, 16 de outubro de 2009

VÃO BRINCAR COM O TIO PATINHAS! É UMA VERGONHA! UNS TEM GORDURA, OUTROS MUITA, MUITA FOME!...

ESTE NÃO É OBESO
Os “dias de…” valem o que valem e cada um associa-se a eles como melhor entende.
Hoje comemora-se o “Dia Mundial da Alimentação”.
Desta vez, porém, não é para enaltecer a iniciativa, mas para sublinhar a hipocrisia. Quando a fome aumenta no mundo, a agricultura é secundarizada para favorecer as multinacionais de produtos transgénicos, os apoios à agricultura biológica são escassos e o mundo segue um modelo de desenvolvimento que tem contribuído para aumentar as desigualdades, a pobreza e a fome, só podem estar a gozar comigo!Enquanto a fome aumenta no mundo, há cada vez mais crianças obesas, em resultado da alimentação irracional que a publicidade, o marketing e a falência de programas de educação alimentar, erigiram a padrão de sucesso.Enquanto a fome atinge mil milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo os países desenvolvidos, os governos destes países gastam milhões na saúde para tratar doenças relacionadas com as más práticas alimentares, que a sociedade de consumo popularizou.Enquanto em África há milhões de crianças a morrer de fome, nos países desenvolvidos, muitas morrem, ou ficam com a saúde afectada a vida inteira, por problemas de excesso de peso.Hipócrita sociedade esta, que proclama um Dia Mundial da Alimentação para lembrar más práticas que ela própria fomenta.
Vão mas é bugiar!

2 comentários:

Anónimo disse...

A obesidade é uma doença. Mas de facto tem razão a fome é um problema muito mais grave, o que estes obesos deixarem de comer dá para alimentar, melhor matar a fome a todo o mundo subnutrido...

Pedro Costa disse...

A questão que é aqui levantada é, infelizmente, um mito.
Se os empanturrados do mundo deixassem de repente de comer, apenas agudizariam o problema dos famintos. Cairia o consumo, seria criado um novo problema económico, cresceria o espectro da deflacção, as ONG que ajudam a matar a fome a quem precisa teriam mais dificuldades em arranjar dinheiro e dádivas e a ajuda humanitária cairia a pique.
O mundo consegue produzir o suficiente para matar a fome a toda a sua população sem grande esforço e sem tirar da boca de quem come demais.
O problema da fome no mundo é um problema político que passa por quem tem condições para dar mas também, e muito, por quem recebe.
Não nos podemos esquecer que os países onde se passa mais fome são na sua esmagadora maioria governados por sistemas extremamente corruptos que roubam os próprios concidadãos.
O excesso de comida provoca tantas doenças como a sua falta, mas estas não são as duas faces da mesma moeda: são dois desiquilíbrios que não dependem um do outro para se equilibrarem.
É isto que torna a situação ainda mais horrível.