sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

IVV, UM FUTURO PARA MEALHADA E NÃO SÓ!...


A antiga destilaria da IVV da Mealhada, pode ser um espaço multifacetado, museu, sala de exposições etc.
Atitudes de louvar, porque ao contrário de outras autarquias como por exemplo, Anadia tudo o que é antigo – deita-se a baixo e faz-se de novo não preservando as raízes históricas de um povo.
A Mealhada não estando na perfeição neste aspecto, mais pelo atraso com que trata os assuntos. Mesmo assim a autarquia tem o mérito de não demolir, mas sim recuperar e respeitar a história mealhadense.
A IVV da Mealhada poderá ser o exemplo de aproveitamento de espaços, ferramentas, tecnologia e arquitectura para instalar um museu alusivo ao vinho da Bairrada. Aqui pode ser o futuro baseado no passado. Deve-se pensar, debater e, em todo este espaço da antiga IVV, construir um futuro de cultura para a Mealhada, para a Bairrada e se formos arrojados na forma de empreender porque não ser, o centro do vinho para o país!...
Mas como o espaço é grande poderemos ir mais longe nos projectos e termos um “centro comercial” da cultura na Mealhada, para a vinha e vinho, personalidades, carnaval etc. é só toda a sociedade civil contribuir para um amplo aproveitamento de espaço com história numa área, conserva-la, amplia-la a outros segmentos da nossa cultura, das nossas raízes.

O fracasso ou o sucesso de um povo dependem de seu legado cultural, de trabalho e de sua genética, apresenta-se como um factor educacional como o verdadeiro responsável pelo progresso e crescimento económico da região ou país!

1 comentário:

Anónimo disse...

Inadmissivel é haver gente a encher os bolsos à custa do Carnaval.
Já se sabe que um dos vice presidentes da direcção até pelos requerimentos que fazia cobrava dinheiro.
Andam todos a gozar com o Zé povinho.

Estou a falar daquele que ocupa tb o cargo de vice no PSD. É uma imoralidade não é o que diziam do caso Calhoa?
Deviam ter vergonha na cara.
E o Zé povinho a pagar.