sexta-feira, 5 de março de 2010

A FASCITAGEM GOLPISTA DAS ESCUTAS...


Sobre o clima de golpismo, bufaria e delação instalado pela direita portuguesa na política, na justiça, na comunicação social e até na blogosfera, é necessário perguntar uma coisa simples: quem assim se comporta na oposição, como se comportaria no governo?

Os golpistas que se juntaram para tentar tramar o governo recém-eleito de Sócrates algum dia conquistarão o poder?

E que farão com ele, se sem ele já fazem isto?

Eles são a baixa política laranja, o poder económico que quer fazer do Estado seu criado, a comunicação social privada, boa parte da magistratura corporativista e muita fascistagem avulsa que por aí pulula, incluindo "de esquerda".

Fascismos, propriamente ditos, houve-os só durante umas décadas do século XX e acabaram todos bastante mal. Agora raramente vai havendo desse artigo no mundo, foi descontinuado. Se excluirmos o 'fascismo eterno' de Umberto Eco, que é mesmo eterno.

Fascistas é que haverá sempre, independentemente de haver ou não condições para se instaurar fascismo. Fascistas são pessoas neuróticas que torcem pelo seu país, sobretudo no futebol, mas odeiam a liberdade e a democracia. São pessoas de estrutura autoritária e sem qualquer senso moral. São demagogos, aldrabões e golpistas por vocação. São delatores, voyeurs e cínicos. Podem ser violentos, sobretudo quando estão no poder.

Já não estamos nos anos 30, mas fascistagem dessa há muita por aí.
Nik

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Egidio,
permita-me que me dirija a si nestes termos. De facto fascistas é o que não falta neste país, desde os mais altos cargos de estado até aos altos cargos em cada um dos partidos. Acredita mesmo que esta merda não acontece desde os bloqistas até aos do cds-pp, passando pelos socialistas, comunistas, e sociais democratas?
Olhe sabe o que lhe digo? Já deixei de acreditar no Pai Natal há muito tempo! Acha que os casos Freeport, Casa Pia, Face Oculta não se resolvem Pq? Pq é q acha que a oposição a este governo é tão cuidadosa nos comentários e nas acusações? Comem todos da mesma gamela meu caro! W sabe que mais, a culpa é de todos e de cada um de nós, que se verga perante tais atrocidades, numa atitude de avestruz, pq é mais fácil não enfrentar as bestas!

Anónimo disse...

Vejamos então onde está a fascistagem:

1º - Sócrates afirmou, na Assembleia da República que não conhecia o negócio PT - TVI.

2º - Como os cães se atiraram a Sócrates com a bofes, Sócrates tentou emendar a mão, dias mais tarde, dizendo que afinal não conhecia o negócio OFICIALMENTE.

3º - Mais recentemente, Sócrates, ao falar sobre o assunto, afirmou que o que se passou é que nunca dera ordens para que a PT comprasse a TVI.

São três momentos cruciais em toda esta históris.

Três fases diferentes, em que, sobre o mesmo assunto, Sócrates tem 3 (três) posições diferentes.
Ter assim 3 posições diferentes sobre o mesmo assunto, significa, inequívocamente, que pelo menos duas delas são mentirosas (ou quem sabe, serão mentirosas as três versões - mentiroso que mente uma vez...).

Mas admitamos que a última afirmação seja verdadeira (não terá dado a ordem explícita da compra da TVI pela PT).

(mesmo sendo verdadeira esta última versão, Sócrates admite, assim, implícitamente, que tinha mentido quando antes afirmara que não conhecia o negócio, seja particularmente, seja oficialmente)

Mas se assim é, porque é que o homem não diz pura e simplesmente:
"pronto, precipitei-me, estava pressionado na Assembleia da República e saíu-me aquela boca, desculpem, não volta a acontecer!"

Porquê?

Por uma simples razão: o homem é incapaz de reconhecer um erro, de pedir desculpa.
E a consequência é esta: um país inteiro à imagem do Primeiro Ministro que tem.

E há gente, como o Igídio, que defende pessoas como este troca tintas que é o primeiro ministro de Portugal...

Anónimo disse...

Vejamos então onde está a fascistagem:

1º - Sócrates afirmou, na Assembleia da República que não conhecia o negócio PT - TVI.

2º - Como a matilha ululante se atirou a Sócrates como cães a bofes, Sócrates tentou emendar a mão, dias mais tarde, dizendo que, afinal, não conhecia o negócio mas só não o conhecia OFICIALMENTE.

3º - Mais recentemente, Sócrates, ao referir-se ao assunto, afirmou que, o que na verdade se passou, é que nunca dera ordens para que a PT comprasse a TVI.

São três momentos cruciais em toda esta história.

Três fases diferentes, em que, sobre o mesmo assunto, Sócrates expressou, sucessivamente, 3 (três) posições diferentes.

Ter 3 versões diferentes sobre o mesmo assunto, significa, inequívocamente, que pelo menos duas delas são mentirosas aldrabices (ou quem sabe, serão mentirosas as três versões - mentiroso que mente uma vez...).

Mas admitamos que a última afirmação seja verdadeira (não terá dado a ordem explícita da compra da TVI pela PT).

(sendo verdadeira esta última versão, Sócrates admite, assim, implícitamente, mas sem o reconhecer explícitamente, que mentiu, de facto, quando antes afirmara que não conhecia o negócio, seja particularmente, seja oficialmente)

Mais lhe valera afirmar, pura e simplesmente, com toda a frontalidade:
"pronto, precipitei-me, estava pressionado na Assembleia da República e lamentávelmente saíu-me aquela boca em jeito de justificação, desculpem, não volta a acontecer!"

Essa seria a atitude de uma pessoa honrada, daquelas que ainda sentem e têm vergonha quando são apanhadas a mentir!

Mas Sócrates?

Há muito que perdeu a vergonha e se habituou a mentir!

Porquê?

Por uma simples razão: o homem é incapaz de reconhecer um erro, de pedir desculpa.

E a consequência é esta: um país inteiro à imagem do Primeiro Ministro que tem.

E há gente, como o Igídio, que defende pessoas como este troca tintas que é o primeiro ministro de Portugal...