sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MAÇONARIA NA MEALHADA



A maçonaria é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliês ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."


Vai abrir nos próximos meses, na Mealhada, uma loja maçónica pertencente à Grande Loja Nacional Portuguesa – a obediência regular e tradicional masculina reconhecida pela Maçonaria Regular Continental. A loja mealhadense começará por incluir maçons naturais ou residentes no concelho da Mealhada ou na zona centro, que, no momento, se encontram associados a outras lojas espalhadas pelo país.
O maçon responsável pela criação de condições para abertura da loja, e o objectivo da abertura desta estrutura no concelho da Mealhada passa pelo facto de haver um número de maçons que o justifica e e esses manifestam vontade de a Mealhada o concelho escolhido na zona centro.

Haverá na Mealhada entre sete a quinze maçons estando, alguns deles, adormecidos – temporariamente sem actividade em nenhuma loja. A Maçonaria quer expandir a prossecução dos ideais e acolher mais pessoas da zona centro do país.

Ao que parece o interesse é acima de tudo, que a zona centro possa usufruir, também, da acção maçónica enquanto possibilidade de crescimento espiritual dos indivíduos.
Apesar de as actividades maçónicas serem normalmente reservadas, desta vez há um interesse na divulgação da informação da abertura da loja através da comunicação social e não só, isto porque há uma necessidade de desmitificar o que de errado se diz da Maçonaria e combater essa ignorância com o esclarecimento das pessoas.

Se podesse tambem seria Maçon...

Fonte : JM

11 comentários:

Anónimo disse...

Egidio seja justo, crucifica o PSD todos os dias e no caso BPN esmiuçou ainda sem julgamento e sem factos provados. Agora vem com a maçonaria em vez de falar do Vara ou das suspeitas de corrupção em empresas estatais cheias de boys do seu querido Socrates. Tinha-o por Socialista mas com alguma integridade e distânciamento suficiente para poder criticar. Afinal vejo que não é bem assim...

Anónimo disse...

Quão boa notícia!!!
Que seja uma oportunidade de se acabar com a ignorância que existe relativamente à mesma.
Para o ser Egidio terá que talhar a sua pedra bruta... ;)
Cumprimentos

Anónimo disse...

O BREDA, ENTENDA-SE BREDA MARQUES PENSA QUE O MUNDO RODA EM SUA VOLTA. ISTO POR CAUSA DA MAÇONARIA E EU DIGO QUE:

HÁ TANTOS BREDAS NA MEALHADA, O PORQUÊ DE TANTA INQUIETAÇÃO COM O BREDA CITADO NO JM.
NÃO SERÁ UM CASO DE "PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA".
MEU CARO O MUNDO, NESTE CASO A MEALHADA NÃO RODA EM SU TORNO...

carlos breda disse...

Venho aqui dizer publicamente que o Breda Marque nada tem a ver com a Maçonaria. Inclusive nem sequer pertence a dita organização.
Fui eu que fiz a entrevista e assumo.

carlos breda disse...

Meia noite em ponto. Mais uma jornada na construção do templo terminara. Cansado por mais um dia, Mestre Hiram recostou-se sob o fresco do Ébano para o tão merecido descanso. Eis que subindo em sua direcção, aproxima-se seu mestre construtor predilecto, que lhe diz:
- Mestre Hiram... vou lhe contar o que disseram do segundo mestre construtor...
Hiram, com sua infinita sabedoria, responde:
- Calma, meu mestre predilecto; antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar as informações pelas “Três Peneiras da Sabedoria”?
- Peneiras da Sabedoria??? Não me foram mostradas. Respondeu o predilecto.
- Sim... meu mestre predilecto! Só não te ensinei, porque não era chegado o momento; porém, escuta-me com atenção. Tudo quanto te disserem de outrem, passe antes pelas peneiras da sabedoria e na primeira que é a da Verdade, eu te pergunto: Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?!
Meio sem jeito o mestre responde:
- Bom, não tenho certeza realmente, só sei que me contaram...
Hiram continua:
- Então se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na segunda, que é a da Bondade. E eu te pergunto: É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti?!
- De maneira alguma mestre Hiram! ... Claro que não!
- Então a tua história acaba de passar pelos furos da segunda peneira e caiu nas cruzetas da terceira e última, e te faço a derradeira pergunta: Achas mesmo necessário passar adiante essa história sobre teu irmão e companheiro?!
- Realmente mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade...
- Então ela acaba de vazar os furos da terceira peneira, perdendo-se na imensa terra. Não sobrou nada para contar.
- Entendi poderoso mestre Hiram. Doravante somente as boas palavras terão caminho em minha boca.
- És agora um mestre completo. Volta a teu posto e constrói teus templos, pois terminastes teu aprendizado. Porém, lembra-te sempre: As abelhas construtoras do Universo, nas imundícies dos charcos, buscam apenas as flores para suas laboriosas obras, enquanto as nojentas moscas, buscam em corpos sadios as chagas e feridas para se manterem vivas.
Em resumo: procure fazer, pensar, sentir e falar aos outros aquilo que gostaria que fosse feito, pensado, sentido e falado a você, ou de você.
Procure não fazer, pensar, sentir ou falar aos outros, ou dos outros, aquilo que não gostaria que fosse feito, pensado, sentido e falado a você, ou de você.
Cuidado com os boatos.

Carmen Lara Alexandre disse...

e, também para os simpatizantes da Maçonaria, visitem a minha Arte Maçónica em:

http://www.artemaconicadacarmen.blogspot.com/

São muito bem-vindos os comentários.

Um Abraço,
Carmen Lara Alexandre

Anónimo disse...

Mestre Irão e o Rei Salomão de Christian Jacq. Sem dúvida uma óptima referência.
Permita-me a questão: por que motivo há interesse numa divulgação tão pública da loja?
Independentemente da razão, qualquer das formas é de louvar a abertura de uma loja por terras Bairradinas, já era tempo.
Cumprimentos


Fontes Pereira de Melo

carlos breda disse...

AQUI VAI PARA OS MAIS INTELIGENTES:
TRIÂNGULO, TRINDADE, 3 JORNAIS, 3 NOTICIAS, 3 NOMES.
TODOS DIFEREM , POREM SE COMPLETA.
QUEM SABE RESOLVER O PUZZLE?
VAMOS ANALISAR ESSAS MENTES JORNALÍSTICAS.

T.A.F.

Anónimo disse...

Quanto ao dito puzzle em si, não tendo conhecimento das pessoas em causa, nem o contexto das mesmas na sociedade, contudo pelo menos é com agrado que constato a existência de 3 Mestres e me interrogo sobre qual a Loja que se encontra por "detrás", digamos assim.
A semente tá lançada, portanto.

Fontes Pereira de Melo

Anónimo disse...

A Loja vai abrir mas não vai ser da GLNP por esta mesmo estar em queda livre. Como os illustres maçons da mesma loja não tinham $$, nem coragem para tal projecto, tive de abandonar o mesmo.Passou assim Outra Ordem a querer se instalar na Mealhada.

carlos breda disse...

A Loja vai abrir mas não vai ser da GLNP por esta mesmo estar em queda livre. Como os illustres maçons da mesma loja não tinham $$, nem coragem para tal projecto, tive de abandonar o mesmo.Passou assim Outra Ordem a querer se instalar na Mealhada.