sexta-feira, 8 de julho de 2011

AFINAL OS MERCADOS NÃO SÃO AMIGOS DOS NOSSOS ASPIRANTES A LIBERAIS...

Os nossos aspirantes a liberais passaram os últimos anos a desenvolver uma teoria complexa de uma enorme profundidade ideológica: as coisas são como são. E pronto, é isto. Os mercados são como são. E sendo como são, só lhes devemos estar agradecidos por serem assim mesmo. São eles que nos emprestam dinheiro. E, como explicou o nosso Presidente, que é, ele próprio, como é, não devemos aborrecer os mercados. Porque se os mercados são como são, se ficarem aborrecidos são muito piores. E da mesma forma que os mercados são como são, as agências de rating, está visto, limitam-se a ser as mensageiras da realidade. Ela própria indiscutível, por ser como é.

Os nossos aspirantes a liberais sorriem quando falamos de especulação e ataques ao euro. "Ui, que malandros são os especuladores!", dizem com ar trocista. Os nossos aspirantes a liberais desprezam quem diz que as agências de rating se dedicam ao tráfico de influências que vai destruindo economias. "Sim, matem o mensageiro em vez de tratar da doença!", acusam. As agências só fazem o diagnóstico, acreditam eles.

Os nossos aspirantes a liberais chegaram ao governo. Apresentaram um plano de privatizações muito catita. Disseram que iam mais longe do que já era muito distante. E os especuladores, que são como são, nem quiseram saber. E os traficantes de ratings, que são como são, estão-se nas tintas. Ao contrário do que nos diziam os nossos aspirantes a liberais, o problema não era a credibilidade de quem fazia as propostas. Ao contrário do que sinceramente pareciam acreditar, o problema nem eram as propostas. O problema é que no casino a casa ganha sempre. E ou se põe fim ao jogo ou se sai de lá depenado. Quem acredita que a solução está em Portugal pode começar a preparar a falência e a saída do euro. Quem ainda não percebeu que a especulação também ganha com a nossa falência vive noutro tempo, quando o jogo era bem mais simples. Também se aposta na desgraça alheia. E os que estão a atacar o euro não esperam de nós soluções. Esperam apenas que nos verguemos. Com Sócrates, Passos Coelho ou outro qualquer. Eles querem lá saber...

A classificação da Moody's é um escândalo? É injustificada? É pouco fundamentada? Mas alguma vez foi séria, justificada ou fundamentada? Será que ainda ninguém percebeu a que se dedicam estas instituições? Para quem trabalham e como ganham a vida? O mais perturbante nos nossos aspirantes a liberais não são as suas "soluções". É mesmo a sua candura.
Daniel Oliveira

Agora todos gritam até os média;
É por essas e por outras que foi assim que muita donzela se perdeu em tempos que já lá vão. De boas intenções está o Inferno cheio e de promessas o Céu vazio. Não digo que foi por tal fato só que a direita em Portugal ganhou as eleições e a esquerda as perdeu. Pelo fato de haver uma esquerda maioritária serviu para muito pouco. A vitoria da esquerda sobre o aborto e os casamentos gay, não foram suficientes para evitar uma estrondosa derrota. A questão é que andaram entretidos com os entre tantos e esqueceram os finalmentos. Como diria o outro:-Só se preocuparam com os pentelhos. Para aqueles que acreditaram nas palavras de Cavaco e da direita que caso ganhassem as eleições só por si os mercados acalmavam e os juros baixavam, devem estar profundamente desiludidos. A final a culpa não era de Sócrates, mas de todos que nos pusemos a jeito, mas também da União e muita culpa das agências com interesses na especulação

12 comentários:

Anónimo disse...

A cabeça do Egídio projectava o espectro holográfico daquilo que ele dizia ser um xuxialista:
Um ser angélico, com um halo dourado a coroar-lhe a cabeça e enormes asas de um branco refulgente que só os anjinhos papudos possuem. Deles, só vertia uma ternurenta solidariedade para com os pobrezinhos e desvalidos. Ai de quem se atrevesse a mexer no SNS, no imaculado sistema de ensino, ou a cortar subsídios que tão dengosamente distribuem pelos pobrezinhos, coitadinhos (tudo, claro, à expensas do Estado, essa entidade etérea que no entender dos xuxialistas, há-de ter sempre o dinheiro suficiente para curar as peninhas que os xuxialistas dizem sentir pelos coitadinhos). Se fosse o dinheiro deles, seriam mais comedidos, pensariam duas vezes; mas com é dinheiro do Estado – gasta-se à tripa forra, que se dane! Alguém virá depois, para remediar as contas!!
Hoje mesmo, numa entrevista dada à Antena 1, o insuspeito Mário Soares, um verdadeiro socialista (não xuxialista), veio denunciar, afinal, que os últimos 15 anos de poder xuxialista serviram fundamentalmente para que muitos xuxilistas enchessem os bolsos. Disse claramente que a coisa foi longe de mais e que uma longa cura de oposição irá fazer muito bem ao PS.
Tudo mentira, não é verdade Egídio?
Os xuxialistas são mesmo uns anjos, sempre SOLIDÁRIOS, não é, Egídio? Tens razão: ao menos, têm sempre a palavra solidariedade na ponta da língua. Só que essa solidariedade, tal com é próprio do homem, começa neles próprios. Primeiro enchem os próprios bolsos (sempre apregoando solidariedade para com os outros, mesmo que o país vá ao fundo, como foi); depois logo se verá: se sobrar alguma coisa...que cheguem umas migalhas aos pobrezinhos. Mas se for preciso cortar no Abono de Família dos pouco menos que miseráveis, qual é o problema?
Suprema hipocrisia, a dos xuxialistas!

Anónimo disse...

O deserto de ideias que Sócrates deixou não é de agora.
O deserto de ideias vem de Guterres e já fez surgir, da areia seca, Sócrates.

Este por sua vez empenhou-se a sério em manter a ecologia de onde tinha nascido, como último arbusto espinhoso num mar de areia.
Compreende-se.
Agora, a actual disputa interna acaba por representar mais um passo nessa desertificação da desertificação, uma vaga palração inócua e genérica que não move ninguém, nem interessa a ninguém.
É como se estivessem a ler uma lista telefónica.
JPP, in "Abrupto"

Hakeem disse...

Opá, estes "direitistas" ainda não aprenderam nada! É impressionante! Toca a bater no Sócrates que a culpa é sempre dele! Força PSD's! Vão ganhar muito com isso... Tipo, um barril de alcatrão e um saco de penas. Acordem prá vida pá! Já ganharam as eleições a enganar as pessoas. Ao menos agora defendam o país e deixem-se de tretas!

Anónimo disse...

Autarca (SOCIALISTA) de Loures coloca a família na Câmara.

Carlos Teixeira, o socialista que já vai no terceiro mandato na Câmara de Loures, empregou a mulher, a filha, dois cunhados e a nora.
in "Expresso" (1ª página) de 9/7/20011

É fartar, vilanagem!!!

Anónimo disse...

Tretas?
Afinal onde é que as tretas mais abundam? Na hipócrita dita "esquerda", claro!!!

Hakeem disse...

Peraí! Estamos a falar de economia e vem com casos de cunhas? Anónimo, faça o favor de se dirigir ao psiquiatra e de se tratar convenientemente...

A esquerda foi hipócrita? Ahhhh, deves ver muitos filmes de ficção... Nem foi a esquerda que andou o último ano a dizer que as agencias de rating estavam a tentar lixar-nos. Também não foi a esquerda que andou este ano todo a dizer que a solução para Portugal (e Grécia, e Irlanda, e quem for o alvo seguinte dos "mercados") tem de vir da Europa. Tb não foi a esquerda que avisou à meses que vamos ter de renegociar a dívida se a UE continuar à deriva.

Pois, a esquerda podia ter muito a aprender com a direita sobre hipocrisia. Mas, os de esquerda, recusam-se a aprender esses vicios de direita. É uma questão de valores...

Anónimo disse...

1º-Não sou "da direita"
2º Tb não sou "de esquerda"
O que me dá a volta ao estômago é a "esquerda" ter a mania que é a perfeição, a bondade,a justiça. Em consequência dessa mania, acha a esquerda que todos os que não dizem amem às suas ideias (a que eles chamam "a direita"), são o mal, o diabo, a peste, a burrice, a insanidade,a lepra.
O bem e o mal não são o exclusivo de nada, nem de ninguém.
Não há nada nem ninguém exclusivamente bom, ou exclusivamente mau. O bem e o mal coexistem, em simultâneo, em todas as coisas. Em algumas predomina o bem,noutras o mal.
Tanto a "esquerda" como a "direita" procura alcançar o bem, acho eu. Cada um à sua maneira, mas ambas querem o bem.
De modo que não acha que já é altura de deixar de alardear essa pseudo superioridade, só porque se diz de "esquerda"?
(Sendo certo que há muito "esquerdista" que se diz de "esquerda" só porque acha que assim fica melhor na fotografia - como o autarca de Loures, por exemplo, e tantos, tantos outros...)

Anónimo disse...

...julgam que ficam melhor na fotografia dizendo-se de "esquerda"
e que, desse modo,
poderão encher os bolsos mais discretamente, como disse Mário Soares,
ou dar emprego à família toda na Câmara (só não empregou o cão, pelos vistos), como o Sr Presidente de Loures...que ainda por cima...pasme-se! diz estar de consciência tranquila!
(Só se for a consciência de esquerda...)

Hakeem disse...

Anónimo, antes de mais, peço desculpa por ter demorado tanto tempo a responder. Mas aqui fica agora a minha contestação aos seus argumentos.

Lamento informá-lo que, no que toca ao populismo, os partidos de "direita" actuais batem os de "esquerda" por KO. Pode argumentar o que quiser que a realidade está aí para o desmentir. Democraticamente foram escolhidos os partidos mais de "direita" para conduzirem os destinos do país. Agora assumam as responsabilidades! É uma chatice para o PSD e também para o CDS que os argumentos de campanha estejam agora a ser desmentidos. Acontece normalmente aos populistas... E, lamento dizer-lhe, os argumentos do PSD e do CDS foram falaciosos e, a continuarem no caminho liberal que propuseram, vão aumentar as desigualdades sociais e arriscam-se a criar um barril de pólvora. Enganaram o eleitorado com estórias simples que agora já não conseguem sustentar. O mundo não é mesmo a preto e branco...

A esquerda perdeu as eleições porque usou argumentos verdadeiros, e agora tem toda a superioridade moral para criticar. Habituem-se que isto vai acontecer várias vezes nos próximos meses. Muita gente vai bater com a cabeça na parede em breve...

Anónimo disse...

Mutatis mutandis, tudo o que diz dos actuais vencedores, se aplica a todos os vencedores anteriores.

Espantoso, espantoso é a sua afirmação de que a "A esquerda perdeu as eleições porque usou argumentos verdadeiros, e agora tem toda a superioridade moral para criticar."

Não me diga: então afinal Sócrates, aquele maior mentiroso de toda a história de Portugal, falava verdade? Não me diga. Se até os seus correlegionários reconhecem agora a sua inclinação patológica para a dissimulação, para a irrealidade e para a fantasia que só na sua cabeça tomava a forma da realidade...

Hakeem disse...

Tens de aprender que o PS é de "centro" e não de "esquerda". De "esquerda" são BE e PCP...

Hakeem disse...

E, já agora, o Passos Coelho já começou bem pior que o Sócrates... Em 3 semanas já lhe apanharam 7 mentironas. Lê "O Jumento" (http://jumento.blogspot.com/)...