domingo, 17 de outubro de 2010

O OE E O FIM DO MUNDO!...


A tarde pôs-se boa. Estava um solzinho na esplanada que dava gosto. Juntei-me à cavaqueira.
- Oh menina Suzana, traga-me uma bica curta - Era o meu vizinho, o Sr. Antunes - mas por favor apague-me a TV que já não aguento mais. Dão connosco em doidos! Não achas?
- Realmente – dizia o cunhado - isto do Orçamento , passa… não passa… que se passa é mau que se não passa o país vai ao fundo!...
- Oh vizinho - agora virava-se para mim - com isto dos péques... tou farto, fartinho do Sócrates mas não acha que o Passos... com a teima de não deixar passar o Orçamento, só para fingir que fazia um péque mais pequenino e sem impostos, só magreza no Estado, pode vir a ser assim… como é que se diz… pior o soneto que a emenda?
- Pois. Realmente isto está um susto. – E fiquei-me por aqui, porque estava a ler uma crónica da Câncio no DN, sobre o Jerónimo, uma coisa deliciosa.
- E ninguém o convence – o Antunes a voltar à carga – já não digo lá os do PS, é claro, mas nem o Pacheco, nem a Manuela Ferreira Leite, nem o Professor, nem até aquele economista, como é que se chama? O que tá sempre a adivinhar desgraça, até lhe chamam o castatrofista… como? isso isso, catas… trofista. Isso mesmo. Ninguém. Nem os banqueiros o convencem… que é quem sabe da politica e de como se faz dinheiro. Que é a mesma coisa.

De repente... burburinho, correria, para o prédio do outro lado da rotunda. O que é o que não é, um alvoroço. Também fui. Já agora.
Um homem em cuecas quer atirar-se do terraço do 4º cá para baixo. Primeiro atirou os sapatos, depois as calças. Já subiram lá acima, a parlamentar, mas ele ameaça atirar-se se alguém se aproximar.
- Mas porquê? Alguma desgraça?
- Passou-se. Parece que tem visto muita televisão, mesas redondas, debates e coisas assim, sobre o Orçamento, os PEC’s e que o país está perdido.
- Já lhe prometeram trazer o Passos Coelho para prometer que se abstém. Só para ganhar tempo. Mas ele diz que não adianta.
- Atenção, atenção… o tipo que está lá a parlamentar disse qualquer coisa…
- Quer o engenheiro!!! Que só desiste se o engenheiro lhe prometer que deixa passar o Orçamento.
- Mas o Sócrates, o que quer é aprovar o Orçamento. O Homem está mas é maluco. Diga-lhe que o Sócrates é o que quer, que o engenheiro aprova.
- Quê?
- Não é esse?
- Então?
- Ele quer é o engenheiro Ângelo Correia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vai haver eleições para a Misericórdia? O centro de noite foi construido e não tem clientes. A ambulância foi adquirida e está parada. O ensino básico que foi prometido não passou de uma promessa. A divida do Hospital coñtinua astronómica. O Mercado que tinha um comprador fabuloso que ia resolver todos os problemas misteriosamente desapareceu e agora a culpa é da Câmara. Os Estatutos não permitem os actuais dirigentes recandidatarem-se mas como não conseguem largar os lugares já inventam mais projectos para os irmãos pensarem que é por isso que lá querem ficar. Se alguma coisa do que aqui está escrito for mentira façam o favor de o desmentir. Sim também há coisas boas como o emprego e o trabalho que faz o Hospital. E com o emprego gera economia, já podem comprar casas e pagar os empréstimos

Anónimo disse...

A ambulância está parada????
E o que faz o motorista ( carteira profissional ) que só por acaso é marido de uma Directora ??????

Anónimo disse...

Porque não uma inspecção da segurança social na Santa Casa.
O que foi dito na entrevista de PERES ao Diário de Coimbra em relação aos utentes da Casa da Criança tudo leva a crer que tem utentes a mais, mesmo muitos a mais e tudo por dinheiro nada por solidariedade...