sexta-feira, 8 de abril de 2011

O RESGATE ACONTECEU


Portugal vai pedir o resgate da dívida. Os rumores começaram na quarta -feira de manhã, atiçados pelo Financial Times, foram dados como adquiridos numa inopinada entrevista que o ministro das Finanças resolveu dar a meio da tarde e, por fim, confirmados na declaração que o primeiro-ministro fez ao país às 20:35h. Tudo tinha de ficar decidido antes da reunião do Ecofin que se realiza amanhã em Budapeste.

Ontem, no Facebook, o Presidente da República escreveu: «Reafirmo, perante os Portugueses, que o actual Governo contará com todo o meu apoio para que não deixem de ser adoptadas as medidas indispensáveis a salvaguardar o superior interesse nacional e assegurar os meios de financiamento necessários ao funcionamento da nossa economia. [...]»

Nisto tudo, uma certeza: a Banca precisa, já, de quinze mil milhões de euros. Mas como o Fundo Europeu de Estabilização não funciona às mijinhas, temos de negociar, já, o pacote global: noventa mil milhões. Nessa medida, tem sido penoso ouvir (e ler) os disparates que jornalistas e comentadores repetem ad nauseam.

O melhor bocado está guardado para o fim: o dia em que o PSD aprovar em dobro, com pompa e circunstância, o que chumbou a 23 de Março.

Sem comentários: